HISTÓRIA

Estudo revela "capítulo oculto" da Bíblia escrito há mais de mil anos

Os pesquisadores descobriram que se trata de uma passagem com interpretação do capítulo 12 de Mateus, fazendo parte das traduções siríacas antigas de escrituras com mais de 1.500 anos

Maria Eduarda Maia*
postado em 13/04/2023 16:04 / atualizado em 17/07/2023 13:58
Capítulo Bíblia -  (crédito: Reprodução/ Artigo/ New Testament Studies)
Capítulo Bíblia - (crédito: Reprodução/ Artigo/ New Testament Studies)

Uma pesquisa publicada ainda em março descobriu um “capítulo oculto” escondido dentro de uma tradução de 1.750 anos. O capítulo do idioma siríaco estava escondido sob três camadas de texto num manuscrito, onde só foi possível ser visualizado por fotografias com luz ultravioleta (UV). O estudo foi publicado na revista Estudos do novo testamento. Para ler o estudo completo, basta acessar este link.

Os pesquisadores descobriram que se trata de uma passagem com interpretação do capítulo 12 de Mateus. O documento foi estudado pelo medievalista da Academia Austríaca de Ciências (OeAW), Grigory Kessel — que conseguiu descobrir e tornar legíveis as palavras do texto, uma das primeiras traduções feitas no século 3 e copiado no século 6 do pergaminho (material para escrita utilizado nos períodos antigos, como na Idade Média).

O medievalista explica que os materiais na língua siríaco são extremamente raros. "Até recentemente, apenas dois manuscritos eram conhecidos por conter a tradução siríaca antiga dos evangelhos”, diz.

Com isso, um deles se encontra na Biblioteca Britânica em Londres e a outra foi descoberta no Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai.

O texto oferece certas diferenças entre as traduções, por exemplo, enquanto o idioma original grego do livro de Mateus capítulo 12, versículo 1 diz: “Naquele tempo passou jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer”, a tradução descoberta siríaca diz, “[...] começou a colher a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las".

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação