Na quinta-feira (17/5), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que três crianças e um bebê de 11 meses foram encontradas com vida após o avião em que estavam cair na selva da floresta amazônica colombiana. A mãe e o piloto da aeronave morreram. No entanto, houve um desencontro entre o presidente e as Forças Armadas do país — que não confirmaram a informação. Com objetivo de esclarecer o caso, a diretora do Instituto Bem-Estar Familiar, Astrid Cáceres, disse, nesta sexta-feira (18/5), que as crianças estão em uma aldeia indígena e que as Forças Armadas ainda não conseguiram estabelecer contato oficial com elas.
O presidente Gustavo Petro se desculpou por ter compartilhado informações equivocadas. "Sinto muito pelo que aconteceu. As Forças Armadas e as comunidades indígenas continuarão em sua busca incansável para dar ao país a notícia que tanto espera. Neste momento não há outra prioridade senão avançar com a busca até encontrá-los. A vida das crianças é o mais importante", escreveu no Twitter.
He decidido borrar el trino debido a que la información entregada por el ICBF no ha podido ser confirmada. Lamento lo sucedido. Las Fuerzas Militares y las comunidades indígenas continuarán en su búsqueda incansable para darle al país la noticia que está esperando.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 18, 2023
En este…
O Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) reiterou a informação. "Estaremos informando, pelos canais institucionais, sobre o andamento das buscas e o ICBF estará à inteira disposição para iniciar o procedimento de restabelecimento de direitos e o respectivo apoio psicossocial. O ICBF está ciente de que, embora existam passos firmes que nos aproximem deles, neste momento a prioridade não deve ser outra senão encontrá-los o mais rápido possível e conseguir seu retorno às suas famílias", disse em nota.
Em entrevista ao jornal El Tiempo, a avó das crainças afirmou que o governo ainda não entrou em contato com a família. "Não sabemos muito bem. Nos disseram que as crianças foram encontradas por um camponês e um agricultor. Como sua família, espero que voltem logo. Estou esperando que nos comuniquem", disse Fátima.
Saiba Mais
- Blogs Redirect Revisão do PDOT vai criar novas áreas habitacionais - Capital S/A
- Cidades DF Três integrantes de facção criminosa são presos por tráfico de drogas
- Política Moro cogita renúncia e sair do Brasil, diz colunista
- Política Mourão pede ao Congresso a suspensão da cassação de Dallagnol
- Economia Marisa anuncia fechamento de 91 lojas em 2023; processo custará R$ 62 mi
- Cidades DF General diz à CPI que ligou para Lula e recebeu orientação na noite de 8/1
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.