RÚSSIA

Rússia emite ordem de prisão contra juiz do TPI sem esclarecer motivo

Em março, o TPI emitiu uma ordem de prisão de Putin pela suposta "deportação ilegal" de milhares de crianças ucranianas de zonas do país sob controle russo

Em março, o TPI emitiu uma ordem de prisão de Putin pela suposta "deportação ilegal" de milhares de crianças ucranianas -  (crédito: GAVRIIL GRIGOROV / POOL / AFP)
Em março, o TPI emitiu uma ordem de prisão de Putin pela suposta "deportação ilegal" de milhares de crianças ucranianas - (crédito: GAVRIIL GRIGOROV / POOL / AFP)
postado em 08/11/2023 10:26 / atualizado em 08/11/2023 10:26

A Rússia emitiu nesta quarta-feira (8) uma ordem de prisão contra o costarriquenho Sergio Gerardo Ugaldo Godínez, juiz do Tribunal Penal Internacional (TPI), sem especificar o motivo, indicou o Ministério russo do Interior.

"Procurado em relação a uma investigação penal", assinala o Ministério do Interior em sua base de dados de pessoas procuradas.

Em março, o TPI emitiu uma ordem de prisão de Putin pela suposta "deportação ilegal" de milhares de crianças ucranianas de zonas do país sob controle russo.

Ainda que a Rússia não seja membro do TPI, as viagens internacionais de Putin são prejudicadas por esta ameaça de detenção. 

Em agosto passado, por exemplo, ele não compareceu à reunião de cúpula dos Brics na África do Sul e, em setembro, não participou da cúpula do G20 na Índia.

Em maio, a Rússia incluiu o procurador do TPI, Karim Khan, na lista de pessoas procuradas.

O TPI acusa Vladimir Putin e a comissária russa para a infância, Maria Lvova-Belova, de crimes de guerra pela "deportação ilegal" de milhares de crianças ucranianas. Estas acusações são negadas pela Rússia.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->