DIPLOMACIA

4 gráficos que mostram a íntima ligação entre Brasil e Argentina

Brasil está entre os principais parceiros comerciais argentinos e abriga também a terceira maior comunidade de argentinos inscritos para votar nas eleições no exterior.

Brasil foi um dos temas discutido no último debate antes do segundo turno das eleições argentinas: Milei (esq.) e Massa (dir.) -  (crédito: Getty Images)
Brasil foi um dos temas discutido no último debate antes do segundo turno das eleições argentinas: Milei (esq.) e Massa (dir.) - (crédito: Getty Images)
BBC
Julia Braun - Da BBC Brasil em São Paulo
postado em 17/11/2023 16:48 / atualizado em 17/11/2023 23:33

O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina acontece no domingo (19/11), e a votação promete impactar também o Brasil.

O país está entre os principais parceiros comerciais argentinos e abriga também a terceira maior comunidade de argentinos inscritos para votar no pleito no exterior, atrás apenas dos Estados Unidos e da Espanha.

Outra evidência da ligação intensa entre os dois países é que, no último debate entre os dois candidatos a presidente, Javier Milei e Sergio Massa, ocorrido na noite de domingo (12/11) em Buenos Aires, o Brasil foi um dos temas debatidos.

Massa, que é o atual ministro da Economia, perguntou ao rival de direita se, caso eleito, ele pretende manter relações com o Brasil e com a China e lembrou que Milei já chamou os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping de “comunistas”.

“Você pertence a um governo em que o Alberto Fernández não falava com o Bolsonaro. Que problema tem em eu falar ou não com o Lula?”, rebateu Milei.

Massa respondeu que visitou o ex-presidente do Brasil durante a pandemia, quando ainda era deputado.

“Acho que o que você não está querendo dizer para as pessoas é que por preconceito ideológico, você vai deixar 2 milhões de argentinos [do setor agropecuário, portuário e automotor] sem trabalho", disse Massa.

"A ruptura do Mercosul, das relações com o Brasil e com a China, representam 2 milhões de empregos a menos e um impacto nas exportações argentinas de 28 bilhões de dólares."

E disparou: "A política exterior não pode ser regida por caprichos, por ideologia, devem ser regidas pelo interesse nacional”.

Milei replicou mais uma vez, afirmando que o comércio do setor privado com o Brasil e com a China continuará existindo, mas, caso deixasse de existir, “poderia comercializar com outro lugar”, ou triangular com outros países.

“Deixe de assustar as pessoas com a perda de postos de trabalho”, disse Milei.

Mas a ligação entre Brasil e Argentina vai além da dependência comercial e da proximidade geográfica.

Confira a seguir estes e outros fatores que ajudam a ilustrar essa profunda relação.

Comércio exterior

Argentina e Brasil estão entre os principais parceiros comerciais de lado a lado.

Para o Brasil, a Argentina aparece em terceiro lugar, atrás de China e Estados Unidos, segundo principal destino das exportações.

Nos últimos anos, as vendas brasileiras para os argentinos foram constituídas mais de 80% por manufaturas de origem industrial, tornando o país vizinho o principal destino desses bens.

Já no caso da Argentina, o Brasil é o maior destino de suas vendas externas, seguido por Estados Unidos e China.

Comércio caiu, mas Brasil ainda é um dos principais parceiros da Argentina
Comércio caiu, mas Brasil ainda é um dos principais parceiros da Argentina (foto: BBC)

Números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) mostram ainda uma queda no comércio com o país vizinho, apesar de uma recuperação tímida mais recente.

Ainda assim, especialistas afirmam que a queda não é suficiente para tirar a Argentina da lista dos principais aliados comerciais brasileiros.

Turismo

Outro ponto importante de conexão entre as duas nações é o fluxo de turistas.

A Argentina é o país que mais produz turistas para o Brasil, segundo a Embratur e a Polícia Federal.

Do outro lado, isso também é verdadeiro, de acordo com a Embaixada argentina em Brasília

De janeiro a setembro de 2023, mais de 750 mil brasileiros foram à Argentina desfrutar das opções turísticas do país vizinho, superando os 800 mil registrados em todo o ano passado.

Brasil a Argentina tiveram quase o mesmo número de visitantes do país vizinho em 2022
Brasil a Argentina tiveram quase o mesmo número de visitantes do país vizinho em 2022 (foto: BBC)

Entre os destinos preferidos dos brasileiros estão Buenos Aires, Bariloche e Mendoza.

Já no Brasil, a maioria dos argentinos vem por meio terrestre, sobretudo na fronteira entre Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Imigração

A Argentina é o terceiro país com mais imigrantes brasileiros na América do Sul, segundo o Ministério de Relações Exteriores.

Na região, o país só fica atrás de Paraguai e Guiana Francesa.

Número de migrantes brasileiros na Argentina aumentou 30 % em 4 anos
Número de migrantes brasileiros na Argentina aumentou 30 % em 4 anos (foto: BBC)

Já no Brasil, a Embaixada argentina estima que vivam cerca de 30 mil argentinos.

Além disso, segundo levantamento elaborado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) a partir de dados do Ministério da Economia, mais de 8,3 mil argentinos integravam o mercado de trabalho formal no Brasil em 2021.

Após a pandemia, aumentou o número de imigrantes argentinos no Brasil
Após a pandemia, aumentou o número de imigrantes argentinos no Brasil (foto: BBC)

  • Após a pandemia, aumentou o número de imigrantes argentinos no Brasil
    Após a pandemia, aumentou o número de imigrantes argentinos no Brasil Foto: BBC
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->