ARGENTINA

Vídeo: turista flagra momento em que parte de geleira da Patagônia rompe

A geleira Perito Moreno está localizada no Parque Nacional Los Glaciares, no sudoeste da província de Santa Cruz, na Argentina

O Parque Nacional de Los Glaciares, do qual a geleira Perito Moreno faz parte, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco -  (crédito: Reprodução/TikTok/f1oanaa)
O Parque Nacional de Los Glaciares, do qual a geleira Perito Moreno faz parte, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco - (crédito: Reprodução/TikTok/f1oanaa)
postado em 20/02/2024 07:59

Uma visitante do Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, capturou o momento em que um enorme pedaço de gelo se rompeu da geleira Perito Moreno. O registro foi compartilhado no sábado (17/2), nas redes sociais. O fenômeno ocorre pela pressão que as águas exercem sobre um dique natural que a geleira vai ajustando à medida que avança sobre a costa rochosa.

A geleira Perito Moreno está localizada no Parque Nacional Los Glaciares, no sudoeste da província de Santa Cruz, na Argentina. A província faz parte do lado argentino da Patagônia. O Parque Nacional de Los Glaciares, do qual a geleira Perito Moreno faz parte, foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Por isso, a região é de alta preservação.

Veja o vídeo:

 

"As geleiras Upsala, Onelli e Perito Moreno nascem nas águas geladas e leitosas do enorme Lago Argentino, parcialmente incluído na propriedade. A vista mais impressionante é a famosa Geleira Perito Moreno. Esta grande geleira bloqueia um canal estreito formado pelo Lago Argentino, elevando assim o nível da água temporariamente. Isso, por sua vez, causa rupturas estrondosas regulares da língua da geleira no lago", informa Unesco.

Pela beleza, a geleira atrai um grande número de visitantes nacionais e internacionais, o que exige que as autoridades criem um planejamento do turismo, por tratar-se de um local de preservação. "A beleza avassaladora da paisagem é sintetizada no encontro da geleira Perito Moreno com o Lago Argentino. A vasta frente da geleira em movimento lento e constante, de até 60 metros de altura, lança regularmente icebergs azulados nas águas do Lago Argentino, um espetáculo audiovisual que atrai visitantes de todo o mundo", pontua a Unesco.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação