ESPAÇO

EUA preparam exercício militar para batalhas fora da Terra

A missão vai contar com uma espaçonave que perseguirá outro satélite

Simulação do Jackal, satélite da True Anomaly -  (crédito: Divulgação/True Anomaly)
Simulação do Jackal, satélite da True Anomaly - (crédito: Divulgação/True Anomaly)

O primeiro exercício de combate em órbita será realizado em breve pelo exército dos EUA em preparação para possíveis batalhas fora da Terra. Segundo comunicado da Força Espacial, a missão vai contar com uma espaçonave construída e lançada pela Rocket Lab, que perseguirá um satélite feito pela startup True Anomaly.

O Comando do Sistema Espacial (SSC na sigla em inglês), órgão criado em 2019 pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump, pretende demonstrar como os militares podem combater uma “agressão em órbita".

O SSC divulgou uma declaração na quinta-feira (11/4), sobre essa inovação. O órgão informou que duas empresas espaciais comerciais assinaram contratos com a Força Espacial para a missão 'Victus Hedge', que está programada para ser concluída no outono de 2025.

Como parte da missão, o Comando tem um contrato com a Rocket Lab National Security e a True Anomaly para fornecer naves espaciais que mostrarão que, em um cenário operacional real de perseguição na órbita da Terra, a Força Espacial dos EUA pode reagir 'adequadamente', assim como contra qualquer atividade suspeita no espaço.

Jackal, satélite da True Anomaly
Jackal, satélite da True Anomaly (foto: Divulgação/True Anomaly)

O tenente-coronel MacKenzie Birchenough, líder da SSC, em entrevista ao Space Safari declarou que "o setor espacial comercial está se desenvolvendo em um ritmo nunca antes visto, dando à Força Espacial mais opções para reagir rapidamente a atos hostis. O Victus Haze demonstrará e comprovará as capacidades a serem usadas em futuras operações em apoio direto às necessidades urgentes do Comando Combatente em órbita."

A missão Victus Haze envolve dois contratantes principais, dois satélites e dois lançamentos de foguetes de diferentes espaçoportos, programados para ocorrer em curtos prazos “para manter a demonstração o mais realista possível”, disse um porta-voz da Força Espacial.

Nessa missão, a nave da True Anomaly será lançada primeiro para se comportar como um satélite de um potencial adversário. Já a Rocket Lab terá um satélite pronto para decolar e inspecionar a espaçonave da True Anomaly, que será lançado sob o comando da Força Espacial.

Se tudo funcionar até esta etapa da missão, as duas espaçonaves trocarão de papéis, com o satélite da True Anomaly manobrando ativamente ao redor do satélite da Rocket Lab.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/04/2024 09:27
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação