Uma bebê hipopótamo virou sensação na internet e tem conquistado cada vez mais fãs na Tailândia.
Moo Deng – nome que pode ser traduzido para algo como "porquinho saltitante" – é uma hipopótamo-pigmeu fêmea de dois meses que está viralizando nas redes sociais e atraindo filas de visitantes em um zoológico perto da cidade de Pattaya.
O número de visitantes dobrou desde o nascimento dela em julho, de acordo com o zoológico Khao Kheow Open Zoo.
Mas o diretor do local pediu que as pessoas se comportem quando forem ver Moo Deng, depois de vídeos que mostram visitantes maltratando o animal.
"Comportamentos assim não são apenas cruéis, mas também perigosos", disse Narongwit Chodchoi em um comunicado publicado na internet.
"Devemos proteger esses animais e garantir que eles tenham um ambiente seguro e confortável."
Os vídeos mostram alguns visitantes jogando mariscos e até água em Moo Deng para tentar acordá-la.
Narongwit disse que o zoológico instalou câmeras de segurança no local e ameaçou tomar medidas legais contra os visitantes que maltratarem a filhote.
Ele acrescentou que o horário ideal para visitar Moo Deng é quando ela está acordada.
Os hipopótamos-pigmeus, também conhecidos como hipopótamos-anões, são nativos da África Ocidental e estão classificados como "em perigo" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Especialistas acreditam que restam menos de 3 mil deles na natureza.
Moo Deng recebeu inúmeros elogios de seguidores online, em especial por conta de seu tamanho pequeno.
"Estou obcecada por Moo Deng – tenho pensado nessa rainha o dia todo", disse um usuário no X, antigo Twitter.
Outro disse: "Eu não sei de mais nada que está acontecendo no mundo agora, apenas a vida de Moo Deng".
O zoológico, que está localizado a cerca de 100 km a sudeste de Bangkok, capital da Tailândia, aproveitou o entusiasmo em volta da hipopótamo que virou celebridade.
Desde que ela nasceu, 128 dos últimos 150 posts do zoológico em redes sociais foram sobre Moo Deng.
Uma linha de produtos que inclui uma combinação de camiseta e calça inspiradas no animal agora está disponível para compra no zoológico.
Outras marcas também estão tentando lucrar em cima da novidade. A varejista de beleza Sephora lançou um comercial com uma linha de blushes inspirados em Moo Deng, incentivando que os clientes "usem seu blush como um bebê hipopótamo".
Um produto da linha custa 1590 bahts tailandeses (cerca de 270 reais).
Nesta semana, ela fez sua estreia na televisão internacional após uma equipe da All-Nippon News Network, uma emissora de TV japonesa, visitar o zoológico para gravar uma reportagem sobre a superestrela hipopótamo.
Até a Embaixada Tailândia publicou uma mensagem de boas-vindas à "febre do momento" Moo Deng em suas redes sociais.
"Ela é muito energética e sua aparência fofa é tranquilizadora", disse a Embaixada em sua conta oficial do X na quinta-feira (12/9).
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br