morte

Elefante mata turista pisoteado em parque na África do Sul

Vítima morreu ao tentar ajudar os netos que tiravam fotos no animal no momento do ataque

Um elefante matou um turista sul-africano de 59 anos neste sábado (25) no Parque Nacional Kruger, uma das maiores reservas do mundo, anunciou a agência sul-africana de parques nacionais SANParks.

"Um turista foi pisoteado por um elefante. O acidente resultou, infelizmente, na morte da vítima", informou a agência. Devido "à natureza sensível" do acidente, a SANParks pediu que não sejam publicados vídeos ou fotos nas redes sociais.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima morreu em um dos portões mais concorridos do parque, quando tentava salvar os netos de 5 e 11 anos, atacados pelo elefente quando registravam imagens do animal. Os meninos caíram no chão no momento em que fugiam, e o elefante atacou o maior deles com a tromba.

"Quando o avô tentava ajudar a criança, o elefante se virou e pisou nele, antes de ir embora", descreveu a polícia, informando que o menino ficou com uma das pernas ferida.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O Parque Kruger, que abrange 20.000 km² de savana não cercada e que se estende até Moçambique, é o maior parque nacional da África do Sul e uma das principais atrações do país. É proibido descer do carro durante o safari, exceto nas áreas cercadas e em algumas áreas de piquenique.

Ataques de elefantes não são incomuns na região. Em 2021, um elefante matou um suposto caçador no mesmo parque. No vizinho Zimbábue, 50 pessoas morreram e 85 foram feridas por animais selvagens em 2023, principalmente por elefantes.

Mais Lidas