ACIDENTE AÉREO

Passageiro que sobreviveu à queda de avião na Índia disse ter ouvido 'barulho muito alto' antes de acidente

O avião da Air India com destino a Londres, que transportava 242 pessoas, caiu logo após a decolagem no oeste da Índia.

Passageiro que sobreviveu à queda de avião na Índia disse ter ouvido 'barulho muito alto' antes de acidente -  (crédito: BBC Geral)
Passageiro que sobreviveu à queda de avião na Índia disse ter ouvido 'barulho muito alto' antes de acidente - (crédito: BBC Geral)

Um homem sobreviveu ao acidente da Air India que matou pelo menos 200 pessoas, disse um chefe de polícia a uma agência de notícias indiana.

O comissário de polícia de Ahmedabad, GS Malik, disse à ANI que houve um sobrevivente que estava no assento 11A do voo Boeing 787-8 com destino a Londres.

O manifesto de voo compartilhado pelas autoridades (documento que relaciona o nome dos passageiros embarcados) dizia que o passageiro naquele assento era o britânico Vishwash Kumar Ramesh.

A mídia indiana disse ter conversado com Ramesh no hospital e relatou que ele disse: "Trinta segundos após a decolagem, houve um barulho alto e, em seguida, o avião caiu. Tudo aconteceu muito rápido."

A mídia indiana disse que ele compartilhou seu cartão de embarque, que mostrava seu nome e o número do assento.

O comissário Malik disse à imprensa local que o sobrevivente "esteve no hospital e está sob tratamento".

Havia 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense no voo com destino ao aeroporto de Gatwick, informou a Air India.

O avião colidiu com um alojamento usado por médicos menos de um minuto após a decolagem.

Em uma declaração, o Rei Charles 3º e a Rainha disseram que estavam "desesperadamente chocados com os terríveis acontecimentos em Ahmedabad nesta manhã".

"Nossas orações especiais e a mais profunda simpatia possível estão com as famílias e amigos de todos os afetados por esse incidente terrivelmente trágico em tantas nações, enquanto aguardam notícias de seus entes queridos", acrescentou a declaração.

Enquanto isso, o Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, organizou equipes de crise na Índia e no Reino Unido.

Ele disse ao parlamento: "Sabemos que cidadãos britânicos estavam a bordo e posso confirmar que o FCDO (Foreign, Commonwealth and Development Office) está trabalhando urgentemente com as autoridades locais para dar suporte aos cidadãos britânicos e suas famílias, e montou uma equipe de crise tanto em Delhi quanto em Londres".

Vishwash tem esposa e filho. A BBC apurou que ele nasceu na Índia, mas vive no Reino Unido há muitos anos.

Um parente de dele, Ajay Valgi, em Leicester, falou com a BBC.

Ele diz que Vishwash ligou para a família mais cedo para dizer que está "bem".

Os parentes da família se reuniram em Leicester em apoio e luto. Eles aguardam mais informações.

BBC
André Rhoden-Paul - BBC News
postado em 12/06/2025 14:53 / atualizado em 12/06/2025 15:18
x