ORIENTE MÉDIO

Irã diz que lançou míssil hipersônico contra Israel

As Forças Armadas israelenses ativaram temporariamente as sirenes aéreas após a detecção de 10 mísseis balísticos lançados pelo Irã

Os sistemas de defesa aérea israelenses são ativados para interceptar mísseis iranianos sobre a cidade israelense de Tel Aviv na manhã de 18 de junho de 2025       -  (crédito: Menahem Kahana/AFP)
Os sistemas de defesa aérea israelenses são ativados para interceptar mísseis iranianos sobre a cidade israelense de Tel Aviv na manhã de 18 de junho de 2025 - (crédito: Menahem Kahana/AFP)

A Guarda Revolucionária do Irã afirmou, nesta quarta-feira (18/6), que utilizou mísseis hipersônicos no último ataque contra Israel.

Em um comunicado emitido pela televisão estatal, o exército iraniano destacou que, na 11ª barreira de mísseis lançada contra Israel, foram utilizados foguetes hipersônicos Fattah-1. 

As Forças Armadas israelenses ativaram temporariamente, durante a noite de terça-feira (17/6), as sirenes aéreas após a detecção de 10 mísseis balísticos lançados pelo Irã — a maioria foi interceptada. Os sistemas de defesa israelenses também derrubaram dois drones na região do Mar Morto nas primeiras horas desta quarta.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Effie Defrin, disse que o país desferiu "golpes significativos no regime iraniano". "E, como tal, eles foram repelidos para o centro do Irã. Agora, eles estão concentrando seus esforços em disparar mísseis a partir da região de Isfahan. Estamos mirando em alvos militares, eles estão atacando casas de civis", citou.

aiatolá Khamenei, líder do Irã, afirmou que vai "dar uma reposta forte ao regime sionista terrorista. Não teremos clemência com os sionistas".

Nenhum país divulgou, até o momento, um balanço de vítimas ou danos materiais do sexto dia de confrontos.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Com informações da AFP*

postado em 18/06/2025 07:58 / atualizado em 18/06/2025 09:02
x