AVIAÇÃO

O erro fatal de piloto em acidente de avião que deixou 179 mortos na Coreia do Sul

Familiares das vítimas acusam as autoridades de culpar os pilotos e ignorar a existência do muro de concreto contra o qual a aeronave se chocou.

Todos os passageiros do voo da Jeju Air morreram no acidente de Muan — apenas dois tripulantes sobreviveram -  (crédito: Getty Images)
Todos os passageiros do voo da Jeju Air morreram no acidente de Muan — apenas dois tripulantes sobreviveram - (crédito: Getty Images)

Uma investigação sobre o acidente aéreo mais mortal da Coreia do Sul revelou que um piloto desligou por engano o motor errado, informou a imprensa local.

No total, 179 das 181 pessoas a bordo do voo 2216 da Jeju Air morreram quando o avião se chocou contra um muro em dezembro, ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Muan, depois que uma pássaro atingiu um dos motores.

A divulgação dos resultados da investigação, prevista para o último fim de semana, foi adiada após protestos das famílias das vítimas ao serem informadas sobre as conclusões do documento.

Elas acusaram os investigadores de culpar o piloto, ignorando outros fatores que contribuíram para o acidente.

Houve momentos de tensão depois que os familiares interromperam com protestos a coletiva de imprensa em que as autoridades anunciariam as conclusões da investigação no último sábado (19/7).

Pouco antes do início da entrevista, os investigadores informaram às famílias das vítimas e seus advogados que não haviam encontrado falhas nos motores da Boeing, e que foi uma série de erros dos pilotos que levou o avião a descer muito rápido, e sem acionar o trem de pouso.

Na manhã de 29 de dezembro, os pilotos do voo 2216 relataram uma colisão com uma ave, e enviaram um pedido de socorro ("mayday") enquanto a aeronave se aproximava da pista.

Os pilotos, então, tentaram aterrissar na direção oposta. Um vídeo mostra o avião fazendo um pouso de barriga — sem trem de pouso —, e derrapando ao longo da pista até se chocar contra uma barreira de concreto.

A aeronave explodiu após a colisão com o muro. Apenas dois membros da tripulação que estavam sentados na cauda do avião sobreviveram.

Os dois motores da aeronave foram enviados à França em março para análise. As recentes descobertas do Conselho de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários da Coreia do Sul constataram que um piloto havia desligado o motor esquerdo — que não apresentava defeitos —, em vez do motor direito, que foi gravemente danificado pela colisão com o pássaro.

A investigação confirmou as conclusões preliminares às quais os especialistas em aeronáutica haviam chegado ao analisar o vídeo e os últimos momentos do voo. Os gravadores de voo da aeronave ficaram sem energia durante os últimos quatro minutos do voo, o que dificultou a investigação.

"O piloto precisava ter desconectado o motor direito, que havia sido seriamente danificado pelo impacto com o pássaro, mas desligou o esquerdo, que ainda funcionava, e a caixa preta e a eletricidade falharam", disse uma autoridade que participou da investigação à rede sul-coreana MBN.

No entanto, os familiares das vítimas disseram que o relatório não mencionava a barreira de concreto no final da pista, que, segundo eles, foi o que tornou o acidente tão devastador.

"As famílias das vítimas buscam uma investigação justa e transparente do acidente", disseram em comunicado, pedindo aos investigadores que só realizassem uma coletiva de imprensa "após a conclusão de uma análise completa e cuidadosa".

Kim Yu-Jin, porta-voz das famílias, afirmou: "Quando os investigadores assumem uma posição, eles devem acompanhá-la de documentos que a respaldem e convençam as famílias".

"Pedimos repetidamente que tenham cuidado com suas revelações, porque a maneira pela qual comunicam os resultados da investigação pode afetar a indenização que as famílias recebem", acrescentou.

Uma mulher do coletivo de parentes de vítimas de acidente aéreo da Jeju Air secando as lágrimas com um lenço
Getty Images
Todos os passageiros do voo da Jeju Air morreram no acidente de Muan — apenas dois tripulantes sobreviveram

Crítica sindical

Em comunicado divulgado no domingo (20/7), o sindicato dos pilotos da Jeju Air também criticou com argumentos semelhantes as recentes conclusões da investigação, por supostamente se concentrar no erro de julgamento dos pilotos e minimizar a importância de outros fatores.

Mas uma fonte com conhecimento da investigação disse à agência de notícias Reuters que os investigadores não mudariam suas conclusões, pois tinham "evidências claras e dados de respaldo".

Após o acidente, o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul anunciou em janeiro que removeria as barreiras de concreto em sete aeroportos.

Em maio, as famílias das vítimas apresentaram uma denúncia criminal contra o CEO da Jeju Air, Kim E-bae, alegando negligência profissional. Kim está entre as 24 pessoas que estão sendo investigadas pelo acidente.

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BBC
Koh Ewe - BBC News
postado em 22/07/2025 14:51 / atualizado em 22/07/2025 15:00
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