A França prestou uma homenagem especial ao Brasil, nesta segunda-feira (14/7), com um espetáculo de fogos de artifício e show de drones que iluminou a Torre Eiffel. A ação, que ocorreu no dia de celebração pela Queda da Bastilha — evento crucial da Revolução Francesa, que marca o início do fim do absolutismo no país —, marca não só o encerramento da Festa Nacional Francesa, mas também celebrou a temporada cultural “Brasil na França”, que estreita os laços entre os dois países ao longo de 2025.
Durante a noite, as cores verde e azul tomaram conta do céu parisiense, enquanto drones desenhavam imagens simbólicas da cultura brasileira, como o samba, a Amazônia e a bandeira nacional. A Torre Eiffel, um dos principais ícones do país europeu, foi iluminada com tons de verde e amarelo, em clara referência à bandeira brasileira.
Em uma rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a homenagem e ressaltou a participação brasileira na celebração do Dia da Bastilha. Confira o vídeo da celebração:
O evento faz parte das atividades do “Ano Cultural Brasil-França 2025”, uma iniciativa que prevê uma série de exposições, shows, feiras e encontros culturais e empresariais em solo francês em 2025. A proposta é celebrar a diversidade brasileira, incentivar o intercâmbio artístico e reforçar os laços diplomáticos entre os dois países.
Saiba Mais
-
Mundo Avião de pequeno porte cai em Londres e deixa 4 mortos
-
Mundo A seca devastadora que acirra 'guerra por água' entre EUA e México
-
Mundo Nomes de bebês inspirados em criminosos reais disparam nas maternidades
-
Mundo Tarifas de Trump: por que ameaça de taxar Rússia em 100% representa 'reviravolta dramática'
-
Mundo Trump propõe tarifa de 100% se Rússia não acabar com guerra na Ucrânia
-
Mundo O poderoso líder europeu que inspira ações de Trump, mas que agora vê seu poder ameaçado
