Os Estados Unidos estão oferecendo uma recompensa de até US$ 25 milhões por informações que levem à prisão ou condenação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de liderar o Cartel de Los Soles, grupo que foi recentemente designado como organização terrorista internacional.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A informação foi divulgada nas redes sociais pela Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos (DEA), que publicou um cartaz com o rosto de Maduro.
A iniciativa foi tomada após o Departamento do Tesouro norte-americano incluir oficialmente o Cartel de Los Soles na lista de organizações terroristas, na última sexta-feira (25/7). Segundo o governo dos EUA, Maduro é o principal líder do grupo, que atua no tráfico de drogas desde o fim dos anos 1990.
No cartaz, Maduro é acusado de conspiração para o narcoterrorismo, tráfico internacional de cocaína, porte e uso de armas de guerra, além de outros crimes relacionados a drogas.
O governo norte-americano também está em busca de informações sobre outros altos funcionários venezuelanos: Diosdado Cabello, Néstor Reverol (ministro do Interior, Justiça e Paz) e Vladimir Padrino López (ministro da Defesa). As autoridades disponibilizaram um e-mail para o envio de informações, com garantia de confidencialidade das identidades.
O Cartel de Los Soles, segundo o governo dos EUA, é um grupo criminoso infiltrado nos altos escalões político, militar e judiciário da Venezuela. Desde o fim dos anos 1990, a organização teria facilitado o envio de grandes carregamentos de drogas para os Estados Unidos.
Saiba Mais
-
Mundo Reino Unido vai reconhecer Estado palestino se Israel não concordar com cessar-fogo em Gaza
-
Mundo Atirador que matou 4 em Nova York tinha NFL como alvo
-
Mundo Mão atravessa milênios: Marca de 4 mil anos é encontrada em tumba do Egito
-
Economia Por que China não é alternativa para vender produtos atingidos por tarifa de Trump
-
Mundo Líderes deveriam fazer como Lula e reagir com coragem a bullying de Trump, diz Nobel de economia
-
Mundo Gaza enfrenta 'pior cenário possível de fome', diz órgão de segurança alimentar ligado à ONU
