O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou, neste domingo (10/8), que determinou ao Exército autorizar o acesso a mais jornalistas da imprensa internacional à Faixa de Gaza, sob seu controle.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Decidimos e demos a ordem aos militares para convidar jornalistas estrangeiros, mais jornalistas estrangeiros, muitos", garantiu Netanyahu em uma coletiva de imprensa.
"Há um problema para garantir a segurança, mas acredito que isso pode ser feito de maneira responsável e prudente para preservar sua própria segurança", acrescentou, afirmando que a diretriz havia sido dada "há dois dias", sem dar mais detalhes.
Leia também: Conselho de segurança da ONU fez reunião de emergência
Desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza, em represália ao ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel, a imprensa internacional não está autorizada a trabalhar livremente no território palestino.
Apenas alguns meios de comunicação foram autorizados a entrar no território junto com o Exército israelense, mas suas reportagens estão sujeitas a uma censura militar rigorosa.
Leia também: Trump exige rendição do Hamas para encerrar crise humanitária em Gaza
A imprensa internacional trabalha com jornalistas e correspondentes locais.
Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em 20 meses de conflito, cerca de 200 jornalistas morreram nas mãos do Exército israelense, pelo menos 45 deles enquanto exerciam sua profissão.
Leia também: Gaza: quais são os cinco estágios que levam à fome?
A organização acusa as autoridades israelenses de impor um "bloqueio midiático" a Gaza, ao "proibir a entrada de jornalistas estrangeiros" e de "orquestrar um controle implacável da informação".
Saiba Mais
-
Mundo O alerta de líderes da Europa a Netanyahu contra novo plano para Gaza aprovado por Israel
-
Mundo Quais eram as 'leis da feiura', regras usadas pelos EUA para criminalizar e perseguir pobres e pessoas com deficiência
-
Mundo China detém diplomata veterano que auxiliou na relação com os EUA
-
Mundo A pequena ilha no rio Amazonas que desencadeou conflito de fronteira entre Colômbia e Peru
-
Mundo Quais países latino-americanos tiveram o maior aumento no investimento estrangeiro (e o que isso diz sobre suas economias)?
-
Mundo Governo Trump volta a criticar Moraes, e Itamaraty reage: 'Ataque frontal à soberania'
%MCEPASTEBIN%
