O presidente francês, Emmanuel Macron, alertou nesta terça-feira (19) os aliados europeus que não devem confiar no presidente russo, Vladimir Putin, que chamou de "predador", um "ogro às nossas portas" e uma "força desestabilizadora".
As declarações de Macron aconteceram após a reunião em Washington entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, e vários líderes europeus, na qual foi discutida a possibilidade de um encontro entre Putin e Zelensky.
"Putin raramente honrou seus compromissos", disse Macron em uma entrevista ao canal LCI. "Ele tem sido constantemente uma força desestabilizadora. Ele tenta redefinir as fronteiras para aumentar seu poder".
O presidente da França considerou que a Rússia "não voltará à paz e a um sistema democrático aberto da noite para o dia".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Inclusive para sua própria sobrevivência, ele (Putin) precisa seguir se alimentando. É assim. E por isso ele é um predador, um ogro às nossas portas", declarou o presidente.
"Não estou dizendo que a França será atacada amanhã, mas é uma ameaça para os europeus (...). Não devemos ser ingênuos", acrescentou Macron.
Em outra entrevista, concedida ao canal americano NBC News, Macron não escondeu que não compartilha o otimismo de Trump sobre a possibilidade de alcançar um acordo de paz.
"Quando olho para a situação e os fatos, não vejo que o presidente Putin queira a paz agora, mas talvez eu seja muito pessimista", disse.
Saiba Mais
-
Mundo Mediadores aguardam resposta de Israel à nova proposta de cessar-fogo em Gaza
-
Mundo 'Fui abusada sexualmente em um avião e agora luto por indenização'
-
Mundo Filho de princesa da Noruega é acusado por 32 crimes, sendo quatro estupros
-
Mundo Trump liga para Putin: o que pode acontecer agora?
-
Mundo A batalha de Paris contra o xixi nas ruas
-
Mundo Como decisão de Dino pode afetar sanções do governo Trump contra Moraes
-
Mundo Ex-ator pornô e ativista LGBT é empossado como novo ministro
-
Mundo Governo Trump diz que Moraes é 'tóxico' e ameaça estender sanções a quem apoiá-lo
