GUERRA

Netanyahu: Trump é 'verdadeiro amigo' de Israel e relação com EUA 'nunca foi tão forte'

Rubio chegou ao Oriente Médio em meio às tensões causadas pelo ataque do governo israelense ao Hamas dentro do Catar, que interrompeu os esforços para intermediar o fim da guerra em Gaza

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio e o embaixador dos EUA em Israel Mike Huckabee visitam o Muro das Lamentações, o local de oração mais sagrado do judaísmo, na cidade velha de Jerusalém em 14 de setembro de 2025. O alto diplomata americano Marco Rubio iniciou uma visita a Israel em 14 de setembro, após expressar o apoio inabalável do governo Trump ao seu aliado na guerra com o Hamas, apesar de um ataque no Catar que atraiu muitas críticas a Israel.       -  (crédito: Nathan Howard / POOL / AFP)
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio e o embaixador dos EUA em Israel Mike Huckabee visitam o Muro das Lamentações, o local de oração mais sagrado do judaísmo, na cidade velha de Jerusalém em 14 de setembro de 2025. O alto diplomata americano Marco Rubio iniciou uma visita a Israel em 14 de setembro, após expressar o apoio inabalável do governo Trump ao seu aliado na guerra com o Hamas, apesar de um ataque no Catar que atraiu muitas críticas a Israel. - (crédito: Nathan Howard / POOL / AFP)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, visitou neste domingo o Muro das Lamentações, em Jerusalém, acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. "Oferecemos uma oração pela paz dos reféns e uma oração especial em homenagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, um verdadeiro amigo do povo judeu e do Estado de Israel", afirmou Netanyahu em post feito na rede social X.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Segundo o premiê, a visita do principal diplomata do presidente Donald Trump "é um testemunho da resiliência e da força da aliança entre EUA e Israel", que seria tão "forte e duradoura como as pedras do Muro das Lamentações". "Sob a liderança do Presidente Trump, juntamente com o Secretário de Estado Rubio, esta aliança nunca foi tão forte", disse.

Rubio chegou ao Oriente Médio em meio às tensões causadas pelo ataque do governo israelense ao Hamas dentro do Catar, que interrompeu os esforços para intermediar o fim da guerra em Gaza.

Uma cúpula de líderes árabes e muçulmanos foi convocada para a segunda-feira, 15. Rascunho obtido pela agência Reuters mostra que a resolução a ser divulgada após a reunião vai manifestar apoio ao Catar e criticar a ofensiva israelense em Doha.

  • Google Discover Icon
postado em 14/09/2025 18:51
x