O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se reunirá com o presidente americano, Donald Trump, na próxima segunda-feira na Flórida, informou uma fonte do governo de Israel à AFP neste sábado (27/12). Esta será a quinta visita de Netanyahu a Trump nos Estados Unidos este ano.
O governo Trump e os outros países mediadores do conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas buscam avançar para a segunda fase do acordo que permitiu um cessar-fogo em Gaza. Em meados de dezembro, Trump disse à imprensa que Netanyahu provavelmente o visitaria na Flórida durante as festas de fim de ano.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O acordo estabelece que, na segunda fase, Israel tem que se retirar de suas posições em Gaza e que deve ser formado um governo provisório para o território palestino, que substitua o Hamas. Além disso, está prevista a mobilização de um contingente internacional.
O acordo também contempla que o Hamas entregue as armas, um tema que gera resistência. O veículo americano Axios destacou na sexta-feira que o encontro entre Trump e Netanyahu é crucial para avançar para as próximas etapas do acordo.
O Axios afirmou, citando funcionários da Casa Branca, que o governo Trump quer anunciar o quanto antes o estabelecimento de um governo tecnocrático para Gaza e a força internacional de estabilização. Além disso, assinalou que funcionários de altos escalão do governo Trump estão "cada vez mais frustrados enquanto Netanyahu toma medidas que minam o frágil cessar-fogo e atrasam o processo de paz".
Saiba Mais
-
Mundo O povoado russo criado no Uruguai para ser 'paraíso na Terra' — mas que viveu um inferno
-
Mundo Como Colômbia se tornou uma das melhores economias de 2025 e quais desafios enfrenta?
-
Mundo Carta de Pokémon de quase R$ 30 milhões vai a leilão
-
Mundo Supermercado surpreende clientes ao liberar compras de graça
-
Mundo Falso médico operava vendo tutoriais no YouTube e mata paciente
-
Mundo Simone Moro sobrevive a infarto a 5 mil metros no Nepal
