Mundo

França propõe encontro do G7 após Trump ameaçar tarifas sobre aliados europeus

De acordo com a agência Reuters, ministro francês das Finanças afirmou que França e Dinamarca têm posições alinhadas

A política anti-imigração de Donald Trump foi um dos eixos centrais de sua atuação política no primeiro mandato (2017 - 2021) e se intensificou no segundo, que começou em janeiro de 2025.
 -  (crédito: Reprodução do Instagram @realdonaldtrump)
A política anti-imigração de Donald Trump foi um dos eixos centrais de sua atuação política no primeiro mandato (2017 - 2021) e se intensificou no segundo, que começou em janeiro de 2025. - (crédito: Reprodução do Instagram @realdonaldtrump)

O ministro francês das Finanças, Roland Lescure, afirmou nesta segunda-feira, 19, que pretende reunir os países do G7 para debater questões de soberania e comércio nos próximos dias. A iniciativa ocorre após novas declarações de Donald Trump, que ameaçou impor tarifas adicionais a aliados europeus caso os Estados Unidos não obtenham autorização para anexar a Groenlândia.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

De acordo com a agência Reuters, Lescure afirmou que França e Dinamarca têm posições alinhadas diante do impasse diplomático. "Estamos solidários com nossos parceiros dinamarqueses e com a Groenlândia. A chantagem entre aliados não é aceitável", afirmou.

No sábado, 17, Trump prometeu impor tarifas de até 25% aos países europeus, incluindo a Dinamarca, da qual a Groenlândia é um território autônomo, a menos que a ilha seja cedida aos Estados Unidos.

Grã-Bretanha, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega e Suécia já responderam à ameaça em uma declaração conjunta no fim de semana.

  • Google Discover Icon
postado em 19/01/2026 08:25
x