As Forças Armadas dos Estados Unidos atacaram neste sábado (27/6) alvos no Irã, anunciou o Comando Central dos EUA (Centcom), em uma "resposta direta" a um ataque das forças iranianas contra um navio cargueiro no Estreito de Ormuz. Este é o segundo dia de ofensiva após o fim da trégua entre os dois países.
O presidente Donald Trump afirmou neste sábado (27) que o Irã "deixará de existir" caso os Estados Unidos decidam voltar à guerra contra o país, ao acusar Teerã de violar o cessar-fogo.
"É muito provável que eles nunca aprendam a lição. É possível que, um dia, já não possamos agir com prudência e sejamos obrigados a concluir, por meio da força militar, a missão que iniciamos com tanto sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã deixará de existir", escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.
Ele acrescentou que as Forças Armadas americanas atacaram depósitos de mísseis e drones do Irã.
Na sexta-feira, os Estados Unidos realizaram seu primeiro ataque contra o Irã desde a assinatura do memorando de entendimento entre os dois países, em 17 de junho. O acordo estabeleceu um cessar-fogo e abriu um período de negociações para um tratado de paz.
Em resposta, Teerã afirmou ter atacado alvos americanos na região do Golfo.
O Centcom informou que "o tráfego de navios comerciais continua no Estreito de Ormuz", apesar dos ataques recentes.
Com informações da AFP.
