PANDEMIA

Artigo: "Se conhece alguém que não quer se vacinar, tente demovê-lo da ideia"

"Um dos fatores cruciais para o sucesso da campanha de vacinação é a adesão da população"

Roberto Fonseca
postado em 13/08/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

A vacinação contra a covid-19, finalmente, avança com rapidez no Distrito Federal. Desde que teve início a campanha, lá em 1º de fevereiro com o grupo de idosos de 80 ou mais anos, nunca se baixou tanto a idade para imunização quanto no último mês. Ontem, começou a turma de 20 anos e, na semana que vem, chegará a vez da galera de 18 e 19, mas ainda há um problema: tem muita gente ficando para trás.

Cito, como exemplo, a faixa etária de 40 a 44 anos: mais de 31% não tomaram a primeira dose ainda, segundo o mais recente balanço divulgado pela Secretaria de Saúde. São 80 mil pessoas que não procuraram os postos de vacinação até agora. Entre 35 e 39, o percentual é ainda maior, quase 40% sem imunização. De 30 a 34 anos, metade. Podemos enumerar várias razões que ajudam a explicar o fenômeno, como fila nos postos, desconfiança sobre efetividade da vacina e falsas crenças sobre a covid-19, entre outros.

E é justamente esse o ponto que merece atenção especial das autoridades e da sociedade. Um dos fatores cruciais para o sucesso da campanha de vacinação é a adesão da população. Não tem como ser efetiva se poucas pessoas aderirem. Comparando com três, quatro meses atrás, o número de casos e mortes por covid-19 é bem menor. Passa-se, no entanto, a sensação de que a pandemia está controlada. É um erro. Os índices são iguais ou mais altos do que os registrados nos piores momentos do ano passado.

Por isso, é fundamental o trabalho de convencimento para que a pessoa vá se vacinar. Imunização é um ato coletivo. Então, além do governo, temos a missão de espalhar a boa informação. Se um amigo, familiar ou colega afirmar que não vai tomar a dose porque já teve covid-19, tente demovê-lo da ideia. Pesquisas realizadas por universidades renomadas mostram que a vacina diminui consideravelmente a chance de desenvolver formas graves ou mortais da doença. É fato, não achismo. Mesmo com o temor da variante Delta, há o sentimento de que vamos sair desta pandemia em breve. Mas, para isso, precisa ser uma ação de todos nós. Pode ter certeza!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação