OPINIÃO

Um avanço para todo o Brasil

Correio Braziliense
postado em 05/11/2021 06:00

Em meio às incertezas que recheiam as previsões para a economia brasileira em 2022, o governo levou a leilão ontem as frequências da rede de 5G, com as grandes operadoras de telefonia vencendo os principais lotes. Mesmo com atraso em relação a outros países, o Brasil deve ser o primeiro país da América Latina a contar com redes móveis e de internet na nova tecnologia que promete revolucionar o dia a dia das pessoas. A previsão do governo é de que em 20 anos a nova rede de telecomunicações movimente R$ 169 bilhões, com impactos em vários setores que podem multiplicar esse valor para R$ 1,2 trilhão, segundo projeção do Ministério das Comunicações. Apenas na implantação das redes devem ser gerados 200 mil empregos diretos.

O leilão ocorreu 23 anos, três meses e seis dias depois de o Sistema Telebras ser privatizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Desde então, o Brasil trocou um sistema de telecomunicações que serviu ao desenvolvimento no passado, mas tornou-se ineficiente e engessado, por serviços privados. De lá para cá, foram ofertadas quatro gerações de telefonia móvel e internet e os dispositivos móveis se multiplicaram pelo país, com a tecnologia sendo assimilada por toda a população. Hoje, o país tem cerca de 424 milhões de dispositivos móveis, sendo que destes 242 milhões são aparelhos celulares.

Com a promessa de velocidades muito acima das atuais na conexão de dados e taxa de latência (resposta) praticamente instantânea, a tecnologia 5G vai representar um salto em todos os setores ao permitir uma maior agilidade e precisão nos processos. Na indústria, a internet das coisas permitirá integração e conexão entre fábricas remotas, no campo, vai permitir uso de drones para supervisionar áreas imensas, com identificação pontual de problemas. Nas ruas, carros e caminhões autônomos, como os 200 táxis que a Tesla acaba de colocar em circulação na Flórida e que rodam sem motorista. Na medicina, será possível um cirurgião nos Estados Unidos realizar uma cirurgia de um paciente no Brasil.

Mas se o horizonte da tecnologia é entusiasmante e o leilão foi feito com pompa e circunstância, é preciso que, como ocorreu no leilão da Telebras, a tecnologia seja levada a todos os brasileiros no menor espaço de tempo. Hoje, os celulares e as redes sociais são a opção de sobrevivência para um número grande de empreendedores individuais ou prestadores de serviços e não é justo que a tecnologia traga ganhos gigantes para todos os setores e deixe de atender a esses brasileiros. É preciso que haja universalização e um barateamento do 5G a partir do ganho de escala que o mercado brasileiro oferece.

Embora o governo manifeste — e com razão — muito otimismo com os ganhos da nova tecnologia, é preciso lembrar que estamos no Brasil, um país de dimensões continentais e diferenças econômicas e sociais entre as diversas regiões. Nesse contexto, é preciso que o governo, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), garanta que as exigências no edital sejam cumpridas, mesmo que o fato de apenas 19 cidades terem legislações apropriadas para as novas antenas que são necessárias para dar suporte ao 5G, assim como a escassez de mão de obra qualificada, seja um desafio para as operadoras. É preciso que a implantação seja efetiva para que, em julho do ano que vem, todas as capitais tenham a rede 5G e, até julho de 2028, as cidades com mais de 30 mil habitantes estejam atendidas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.