PORTUGUÊS

Maria Conceição Lopes Fontoura: "emerge novo uso da língua materna"

Correio Braziliense
postado em 04/12/2021 06:00
 (crédito: Maurenilson Freire)
(crédito: Maurenilson Freire)

MARIA CONCEIÇÃO LOPES FONTOURA - Mestra e doutora em educação, professora e integrante de Maria Mulher — Organização de Mulheres Negras

Admiro pessoas com língua afiada simples. Atribuo esta qualificação a quem aproveita a ocasião para fazer brincadeira, piada ou jocosidade desconcertante. Uma pessoa querendo saber o número do telefone de outra, pede que ela lhe dê seu telefone. A dona de língua afiada simples responde, de pronto, que se der o telefone, ficará impossibilitada de conversar com a interlocutora. O objetivo da pergunta era saber o número para o qual ligar. Inexistia o desejo de requisitar o aparelho. Já tive oportunidade de fazer semelhante jogo de palavras. No final, sobraram risos. Inexistiu acidez.

A língua afiada corrosiva é outra possibilidade de emprego da última flor do Lácio, expressão consagrada pelo poeta Olavo Bilac. A pessoa falante, neste caso, aproveita a situação causticamente. A resposta para situação idêntica à relatada apresenta-se destituída de graciosidade. A criatura ao responder apela para discriminações negativas. Usa enfoques de gênero, grupo étnico-racial, presença de diferenças que comumente são chamadas de deficiências, expressão negativa sobre sexualidade, proporção do corpo... para fazer graça. Na realidade, a personagem de língua afiada corrosiva emite risada estrepitosa, tonitruante e barulhenta. No frigir dos ovos, é uma pessoa chata, deseducada, discriminadora, negativa.

Emerge um novo uso da língua materna. É a língua afinada. Essa possibilidade vem para se juntar à língua que provoca singelo desconcerto e àquela detentora de expressão cáustica. O que significa língua afinada? É o emprego seletivo e consciente da linguagem com objetivo de atuar no desmonte do arsenal de ideias preconceituosas, discriminadoras, negativas e racistas.

A língua afinada visa desconstruir a existência de racismo sutil. Qualquer pessoa tem definição para o substantivo racismo. Há, entretanto, certa confusão no tocante ao adjetivo sutil. Trago definições do Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, publicado pela Editora Nova Fronteira, em 1995. São possibilidades para sutil: "1. Tênue, fino, delgado, grácil. 2. Agudo, penetrante, fino. 3. Muito miúdo; quase impalpável. 4. Feito com delicadeza. 5. Que anda sem fazer rumor. 6. Fig. Perspicaz, hábil engenhoso. S. m. 7. Sutileza."

A língua afinada aponta que inexiste racismo sutil. Encontram-se no Brasil milhares de pessoas que repetem, de modo exaustivo e acrítico, tal expressão. A perversidade das múltiplas faces do racismo afasta, abate e impede a combinação entre o substantivo racismo e o adjetivo sutil.

A morte está sempre ligada ao construto racismo. Seja fisicamente, eliminando vidas. Seja no modo simbólico, destruindo sonhos. Cabe re-e-conhecer a pérfida ação do racismo para a faixa etária jovem. Pessoas negras jovens sucumbem diariamente por motivação torpe a partir da existência e efeitos do racismo estrutural em nosso país. Corpos negros adoecem física e mentalmente. É responsável pela eliminação de sonhos de crianças negras e de jovens negros. O racismo rouba oportunidades de jovens negros, prejudicando o florescimento positivo de talentos negros. É de sua responsabilidade a marginalização de milhões de jovens, ao jogá-los à mercê do que lhes sobram. Como essa barbárie pode ser sutil?

A devida designação é fundamental. Inexiste algo salgado que seja doce. Assim, não cabe dizer que a maldade é agradável. Advogo a extinção de frases que dizem ser o racismo sutil no Brasil. A língua afinada se posiciona contra os malefícios do racismo. Conclama para a ação em defesa da vida de pessoas negras. A língua afinada constrói, divulga e evidencia frases potentes.

Racismo é crime! Denuncie! Vidas negras importam! É Hora de deletar os privilégios da branquitude no Brasil! Talentos de pessoas negras exigem incentivos e oportunidades para se desenvolverem! Inexiste sutileza no racismo!

A aplicação da língua afinada é imprescindível para vencer iniquidades. Urge desmontar todas as possibilidades de eliminar vidas negras. Quer venham de projétil de arma de fogo, de humilhação e do corte de oportunidades para o florescimento de talentos de pessoas negras. Inscrevo-me para praticar a língua afinada. E tu? Qual utilização da língua escolhes?

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.