Opinião

Marcos Paulo Lima: Feliz Natal! Sem ansiedade

Marcos Paulo Lima
postado em 25/12/2021 06:00

Natal e réveillon são, por natureza, gatilhos de ansiedade. As lindas datas atiçam a curiosidade. Agradaremos ou seremos mimados por quem amamos na troca de presentes em que celebramos o nascimento de Jesus? Há preocupação do Chef se a ceia conquistará paladares diversos. Se o joio foi separado do trigo — ou melhor, a passa do arroz.

Mais relevante do que detalhes tão pequenos, em tempos tão acelerados, é o zelo espiritual com o corpo e a mente. Há um avanço da população vítima da ansiedade. Se você sofre com isso, saiba que o homenageado do dia prescreveu santas receitas nos evangelhos. Até mesmo contra esse que é um dos males do século.

Está na Bíblia. Dá uma paginada até Mateus 6. A partir do versículo 25, Jesus ensina sobre ansiedade. O Mestre usa pelo menos duas belas metáforas: os pássaros e as flores do campo — chamadas em algumas versões de lírios do campo.

A ansiedade é tratada assim no divã de Jesus, em uma terapia coletiva com os pacientes da época: "Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?", inquieta.

Na sequência, Jesus contempla as aves. "Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?", provoca Cristo. E adverte: "Nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso".

O sermão segue... "E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores", compara.

Jesus concluiu com uma pílula diária contra a ansiedade. "Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades".

Feliz Natal! Sem ansiedade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.