Medida Provisória

Análise: Relevante e urgente

Correio Braziliense
postado em 26/04/2022 06:00
 (crédito: Elo Company/Pipoca Moderna/Divulgação)
(crédito: Elo Company/Pipoca Moderna/Divulgação)

RICARDO NOGUEIRA VIANA - Delegado chefe da 6ª DP, é professor de educação física

Em cartaz, Medida Provisória. Um filme dirigido pelo artista e ativista Lázaro Ramos. Com um elenco de maioria negra, o filme retrata o exílio de afrodescendentes ao continente africano. Inicialmente, com um pretexto firmado em uma possível reparação histórica, o movimento foi espontâneo, ou seja, aqueles que se voluntariassem teriam a sua ida facilitada e podiam até escolher o destino. Após, a ação separatista ganhou aprovação do parlamento, virou lei, e o movimento passou a ser cogente, ou seja, negros foram caçados, encarcerados e deportados compulsoriamente.

Como protagonistas, Antônio e Capitu, interpretados por Alfred Enoch e Tais Araújo. Negros que se tangenciaram ao destino, o primeiro, advogado, e a segunda, médica-cirurgiã. Quanto maior a consciência, maior a resistência. Similar aos tempos da chibata, quem conseguiu se esquivar dos anseios da elite supremacista abrigou-se em afrobanks. Uma espécie de quilombo, entretanto, mais atual, onde cabeças pensantes, apesar da cólera e em conjunto, tentavam persuadir e sobreviver diante do movimento de segregação. De forma velada, não se falou em negros ou afrodescendentes, mas em melaninados, fato que fez com que a principal delatora do grupo, Dona Izildinha, vivida por Renata Sorrah, uma nítida mulata, escapasse da ira dos senhorios.

Ir ao cinema, dividir o espaço com outros negros, brancos, lúcidos e insanos e, daí, advém os comentários, como: "Que loucura, somos todos brasileiros!" Realmente somos, mas com um passado e um presente bem diferentes e um futuro sob condição, ou seja, incerto e não sabido.

Realmente, é um delírio falar em expatriar os melaninados. Não porque somos queridos, amados e valorizados, tampouco porque vivemos em uma democracia racial aventada por Gilberto Freire e, longe de pensar em recomposição das atrocidades assimiladas com a escravidão, mas sim, porque somos necessários. Somos 56% da população. Isso, maioria. Negros e pardos abocanham mais da metade de um gráfico em pizzas. Entretanto, ocupam a base da pirâmide da nossa sociedade estática, estamental e rígida.

Manter o negro subserviente traz alicerce à estrutura, desvalorizando-o, desprezando e estigmatizando. Como corolário, com a saída desse grupo étnico, quem iria habitar cadeias, dar pujança ao mercado informal, limpar residências, carros, vender mercadorias em feiras e praias em troca de sua sobrevivência ou, na maior sorte, de um salário mínimo? É esse o racismo estrutural que nos oprime, desvaloriza, tira oportunidades e que nos faz necessários nessa casa grande chamada Brasil.

Contrastando o termo — medida provisória — com os tempos atuais, extraem-se os dois fundamentos desse ato normativo. Relevância e urgência. Quanto ao primeiro, é forçoso reconhecer a contribuição dos afrodescendentes na formação do brasileiro. Povo que, durante mais de cinco séculos foi, e ainda continua, subjugado e discriminado por uma elite que, até hoje, ocupa os espaços de poder.

Em outro viés, é urgente que 134 anos pós-escravidão, diante de uma abolição desprovida de políticas públicas que pudessem amparar o negro liberto, o Estado brasileiro tenha o dever de promover políticas públicas: educação, saúde, saneamento básico, cotas, bolsas de estudo, que consigam eliminar balizas que impeçam o negro — maioria — de alçar uma ascensão social.

No momento atual, cotejar afrodescentes e brancos é como comparar a seleção brasileira de futebol com um time de várzea. Este, sem técnico, tática, tampouco uniforme, mas apenas uma vontade hercúlea de ganhar. De vez em quando, o último costuma marcar gols, assim como fizeram Capitu, Antônio e todo seleto elenco do filme, que tanto nos representa.

Sedimentar caminhos aos afrodescendetes é não só uma reparação, mesmo que tardia, mas um dever e obrigação do Estado Brasil, o qual nos importou compulsoriamente, escravizou, castigou, matou e nos amordaçou em detrimento dos seus designíos econômicos. Caso um dia alcancemos o tão almejado desagravo, formaríamos a maioria nos Três Poderes da República e, no parlamento, escreveríamos um novo enredo, uma verdadeira Constituição Cidadã, redirecionando os capítulos da história brasileira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.