Análise

Artigo: Horário eleitoral é palco para comédia?

A criatividade, que chega a pregar peças inovadoras em termos de comunicação nas redes e canais virtuais, não me seduz tanto quanto a verdade dos fatos

Ana Dubeux
postado em 28/08/2022 06:00
 (crédito: Reprodução/Agência Senado)
(crédito: Reprodução/Agência Senado)

Conheço poucas pessoas que se enlevam tanto com o humor quanto eu. A capacidade de rir em tempos estranhos como o que vivemos é uma forma de resistência. Adoro os memes, não tanto quanto os filmes antigos e as boas entrevistas, mas me divirto. Apesar disso, a comicidade no horário eleitoral e outras apelações, a meu ver, já deveriam ser coisa do passado. Pode até fazer rir, mas o ridículo perdeu a força. Espero graça maior.

A criatividade, que chega a pregar peças inovadoras em termos de comunicação nas redes e canais virtuais, não me seduz tanto quanto a verdade dos fatos. E, com tanto dinheiro em jogo e tantas necessidades reais, o uso do horário eleitoral para o besteirol é desserviço. Hoje, o bem mais precioso é a informação de qualidade.

Precisamos conhecer candidatos pelas suas propostas e, se eles têm pouco tempo no horário eleitoral, usem a criatividade para fazer chegar ao eleitor suas ideias. Risada não enche barriga, apesar de fazer bem. Pandemia, fome, destruição do meio ambiente, saúde em frangalhos, inflação em alta, escalada da violência. É muito problema para passarmos pano para políticos de aluguel, humoristas puxadores de voto para legendas corruptas.

Há formas concretas de informar o eleitor, este sim contaminado pelas ondas de fake news. O combate à desinformação é a arma mais poderosa nessa campanha eleitoral. Não podemos deixar que a mentira vença.

Pelo Correio, temos aberto um espaço generoso para as eleições. Podcast sobre política, rodadas de pesquisas eleitorais, debates em conjunto com a TV Brasília, série de entrevistas com candidatos ao governo do DF, candidatos a vice, ao Senado. Informações sobre a agenda dos candidatos. Análises dos destaques da corrida eleitoral por diferentes meios e canais.

Nossa missão, como sempre, é levar informação de qualidade, difundir ideias, propor soluções, abrir espaço para debates e combater fake news. O riso tem seu lugar e sempre deve ter. Mas agora precisamos de seriedade. Nunca se discutiu e se viveu tanto a política, mas precisamos agregar qualidade ao debate e engajamento com os reais problemas do país e da nossa cidade. Vamos enriquecer a timeline, seguindo quem faz diferença.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.