rainha Elizabeth II

Artigo — Sobre ser e parecer: somos sempre versões

Ana Dubeux
postado em 11/09/2022 06:00
 (crédito: Daniel LEAL/AFP)
(crédito: Daniel LEAL/AFP)

Em algum lugar do passado, uma pessoa me disse que só me conheceu inteiramente quando assistiu aos filmes que eu amava. Scarlett O'hara, de E o Vento Levou..., ainda me representa quarenta e cinco anos depois da primeira vez que a vi na telona do Cine São Luiz, em Recife — não só ela, é claro. Lembrei disso ao ler textos, crônicas, posts e obituários que se seguiram ao anúncio de morte da rainha Elizabeth II.

Quem era Elizabeth? Para uma pessoa com a intimidade presa nos grilhões da monarquia, talvez ela seja a imagem que fizeram dela. E essa interpretação pode ser real e equivocada ao mesmo tempo.

Dela, podem dizer que foi ícone de moda. Símbolo de realeza e discrição. Guardiã impiedosa de um sistema monárquico. Que foi uma mãe, avó e bisavó de todos os seus súditos. Que nunca se divertiu; que bebericou seu gim a vida toda; que foi espartana nos ritos.

A rainha Elizabeth II é uma inesgotável fonte de inspiração para a biografia que quisermos escrever. Embora existam verdades sobre ela, será sempre uma personagem, uma história a ser contada sob muitos pontos de vista diferentes.

Mas talvez nós todos sejamos também uma história a ser contada de formas diversas. No olhar do outro, somos aquilo que parecemos ou o que entregamos sem perceber aos mais próximos e atentos. Particularmente, eu gosto mesmo de parecer o que sou.

Sou os documentários, livros e séries sobre política e jornalismo. Sou os filmes épicos e antigos. Sou os musicais em preto e branco. Sou o cheiro da notícia chegando de longe e o "parem as máquinas". Sou a Anunciação, música de mamãe e de Alceu Valença. Sou a camisa amarrotada do Santa Cruz. Sou a risada dos memes. Sou o passo a passo do Caminho de Santiago e dessa Brasília todinha. Sou a fé que visito onde quer que eu vá.

São algumas pistas de uma biografia que podiam escrever sobre mim — e seria verdade. Entendo que podem haver outras versões de mim mesma circulando por aí, muito poucas, pois estou longe de ser figura pública e gozar de popularidade que valha qualquer esforço de definição.

O legado de Elizabeth II é também imagético, talvez muito mais do que qualquer outra coisa. Assim como o semblante de Lady Di e seu olhar nas fotos serão nossas maiores lembranças. Como jornalista, amo as histórias reais. A verdade é o que liberta a gente, o país, a nação e o planeta. Mas, na maioria das vezes, o que temos são versões. Dê suas pistas por aí. Pode ser que suas versões fiquem mais próximas do real.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação