ELEIÇÕES

Análise: voto útil vai evitar que a eleição tenha segundo turno?

Ter segundo turno na disputa presidencial é uma característica das eleições no Brasil desde 2002

Roberto Fonseca
postado em 23/09/2022 06:00 / atualizado em 23/09/2022 11:45
 (crédito: Miguel Schincariol/AFP)
(crédito: Miguel Schincariol/AFP)

"Eu estou muito chocado com a falta de escrúpulo do Lula e do PT. É impressionante." A declaração de Ciro Gomes, candidato do PDT ao Planalto, durante a sabatina promovida ontem pelo programa CB.Poder, uma parceria do Correio com a TV Brasília, é uma resposta à ofensiva adotada pelos aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atrair o eleitorado do ex-governador do Ceará, bem como da senadora Simone Tebet (MDB), na tentativa de encerrar a disputa no primeiro turno. É o que eles chamam de "voto útil".

Em outra frente, bolsonaristas ampliaram ainda mais os ataques aos institutos de pesquisas, justamente quando Lula volta a crescer nas sondagens eleitorais, fato confirmado em todos os levantamentos divulgados desde o início da semana. De Ciro Nogueira (ministro da Casa Civil) a Fábio Faria (Comunicações), passando pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que defende uma punição aos que "erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura", é nítido o tom mais elevado de olho numa maior desconfiança da população.

Registre-se, no entanto, que tudo isso está dentro do script. Afinal, a nove dias do primeiro turno, a eleição está na rua. Bandeiras começaram a tomar conta das sacadas dos apartamentos das asas Sul e Norte, do Sudoeste, além de Águas Claras e Taguatinga. Carros com adesivos são cada vez mais comuns. É podem ter certeza que a panfletagem será bem intensa em bares e pontos de encontro da sociedade civil durante o fim de semana. É a hora da definição do voto, principalmente no plano local, com a escolha dos candidatos para federal e distrital (no caso das demais unidades da Federação, deputado estadual).

Até o domingo da semana que vem, serão mais dois debates entre os principais candidatos à Presidência da República. O primeiro é o do SBT, no fim da tarde de amanhã. O outro, o da Globo, na noite de quinta-feira próxima. Lula só participará do segundo. Entre os aliados do presidente Jair Bolsonaro, há a expectativa de que sejam os palanques ideais para recuperar o eleitorado perdido durante as viagens internacionais a Inglaterra e Estados Unidos.

Se a eleição vai terminar no primeiro turno, tudo não passa de uma grande especulação. Todos os candidatos apostam em ondas eleitorais, que ninguém sabe quando começam nem se tem a garantia que vão existir. O certo é que a tensão eleitoral está em alta e deve se amplificar nos próximos dias. Mas lembro que ter segundo turno na disputa presidencial é uma característica das eleições no Brasil desde 2002. Afinal, só em 1994 e em 1998, nas vitórias de Fernando Henrique Cardoso, os eleitores não voltaram às urnas para uma nova rodada de votação. Em 2022 será diferente? Qual seu palpite?

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação