Copa do Mundo

Artigo: A montagem da Família Bachi

Marcos Paulo Lima
postado em 05/11/2022 06:00
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção será convocada nesta segunda-feira para a Copa do Mundo, às 13h, no Rio. Incorporei Adenor Leonardo Bachi, o Tite, por um dia, e fiz a lista dos 26. Pensei com a mente do técnico, não a minha. Brinquei com as 122 peças usadas por ele em seis anos e meio de trabalho. Priorizei os nomes chamados depois da eliminação contra a Bélgica.

Nunca antes na história de 108 anos da Seleção houve tanta convicção em relação a uma posição. Os donos das traves serão Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras). Homens de confiança do preparador de goleiros Taffarel — titular em 1990, no tetra em 1994 e no vice de 1998. Quem aí se atreve a discutir com ele?

Tite administra crise nas laterais. O setor é o mais carente. Danilo (Juventus) será cavaleiro solitário na direita. Daniel Alves não joga desde 24 de setembro. Aos 39 anos, mantém a forma no Barcelona B. A coleção de títulos e a liderança pesam, porém a inatividade de Dani deixa Tite em uma encruzilhada. Desconfio de que ele não irá chamá-lo. Na esquerda, as vagas são de Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla).

É possível abrir mão de Daniel Alves porque Éder Militão tem capacidade para ocupar o setor. Escrevi recentemente no nosso papo de sábado que a ideia do Tite não é absurda nem invenção de moda. Para quem tem memória curta, a Alemanha usou o zagueiro Höwedes na lateral esquerda na campanha do tetra, em 2014. A França apostou nos beques de origem Pavard e Lucas Hernández nas alas no bi, em 2018. Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea) são titulares. Para mim, Gabriel Magalhães (Arsenal) é o quarto nome.

Há uma ótima safra de volantes para esta e as próximas Copas. Separei quatro nomes entre as peças do Tite: Casemiro e Fred, ambos do Manchester United; Bruno Guimarães (Newcastle) e Fabinho (Liverpool). Aqui está outro argumento para Tite abrir mão de um segundo lateral-direito: Fabinho iniciou a carreira justamente nessa posição.

Aposto em quatro meias. Dois deles, híbridos. Um é o versátil Lucas Paquetá (West Ham). Ele só não joga no gol e na zaga! Éverton Ribeiro está dentro. Como joga! Philippe Coutinho, também. Entra na cota de confiança do treinador. Na minha lista, puxo Neymar para a turma da criação. É mil e uma utilidades. Pode ser homem de ligação, ponta ou até falso nove, como ensaiou Tite.

Por fim, o tributo a Jô Soares. Escrevi outro dia que o Brasil vive a era dos extremos. Não faltarão pontas no Catar: Vinicius Junior (Real Madrid), Raphinha (Barcelona) e Antony (Manchester United). Há os nomes de confiança do Tite — Gabriel Jesus (Arsenal) e Firmino (Liverpool). Richarlison (Tottenham) é o 9. Rodrygo caiu nas graças. Pedro (Flamengo) vai como diferentão. O único centroavante raiz. Sinto falta do Gabigol. Tentei encaixá-lo pensando com a mente do Tite. Não consegui. Na minha, estaria. Em 2016, ele constava na primeira lista do Tite. Quem sabe pinta na última também?!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.