NULL
Política

Artigo: Vandalismo em Brasília

opiniao -  (crédito: caio gomez)
opiniao - (crédito: caio gomez)
Sacha Calmon Advogado
postado em 22/01/2023 06:00

Sacha Calmon - Advogado

João Luiz Rosa é taxativo e nos informa em detalhes. Nos ataques de 8 de janeiro, em Brasília, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram questão de exibir os rostos nas redes sociais, mas decifrar a face do extremismo no país ainda é uma tarefa difícil. Afinal, o que pensam radicais criminosos que se orgulham de incendiar os símbolos da democracia brasileira? E como cidadãos comuns se tornam terroristas?

"Existe muito ressentimento nessa trajetória", diz o psicanalista Christian Dunker, professor de psicologia clínica da Universidade de São Paulo (USP). O bolsonarismo se aproveitou do descontentamento de parte da população — cujos projetos pessoais de ascensão econômica foram frustrados pela crise global — para conquistar adeptos em diferentes extratos sociais, afirma Dunker.

A classe média de baixa cultura se viu representada. Ao capturar essas inquietações e pregar o retorno aos valores mais conservadores como resposta, o bolsonarismo se posicionou como portador de uma verdade única e imutável em um mundo no qual tudo o mais é dissimulação...

"Essa certeza absoluta é o que, na psicanálise, chamamos de paranoia", diz o psicanalista Daniel Kupermann, professor do Instituto de Psicologia da USP. É uma ameaça à democracia. "Se alguém é o único portador da verdade, a lógica democrática — do voto soberano, da escolha pela maioria, da alternância de poder — não funciona mais", afirma o especialista. "A certeza paranoica é a de que só você e seu grupo sabem o que é certo. E que, por isso, cabe a você impor a verdade, se necessário pela violência".

Quanto maior a angústia vivida pela sociedade, mais o discurso conservador tende a ser apaziguador para o indivíduo, diz Kupermann, o que o torna mais atraente. "Os últimos anos foram muito difíceis, com as pessoas perdendo emprego, familiares e amigos, além do receio de perder a própria vida enfatizado pela covid-19", diz o psicanalista.

Em cenários como esse, o discurso progressista é menos alentador porque traz à tona inquietações profundas, que se somam à angústia dominante. "Por exemplo, é preciso perguntar o que é um homem e qual o papel da masculinidade. Já no discurso conservador, que tem menos códigos, a resposta é mais simples: homem é azul e mulher rosa."

Kuperman usa o terraplanismo como metáfora para esse cenário, caracterizado pelo que ele chama de "achatamento da vida mental". Como a Terra é uma esfera, tudo se trata de uma questão de perspectiva. Quando é noite no Ocidente, é dia no Oriente e quando é inverno no hemisfério Norte, é verão no Sul. Já no terraplanismo, compara, tudo é plano, sem espaço para nuances ou variações.

A base do bolsonarismo engloba grupos com recortes diferentes, diz Kupermann. Entre eles estão evangélicos e trabalhadores que temem perder benefícios, ainda que ilusórios, porque os setores de atividade em atuam poderiam ser prejudicados pelo governo atual, como trabalhadores rurais, mineradores, caminhoneiros e forças policiais. Também integram essa base pessoas que temem o que consideram a "ameaça comunista", como ocorreu no golpe de 1964, que abriu caminho para a ditadura militar, que durou os 21 anos apelidados de "anos de chumbo". Foram presidentes autonomeados generais do exército, força armada dominante. Tivemos pela ordem: Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Em 1985 o congresso nacional elegeu Tancredo Neves que faleceu antes de nos governar. O seu vice, egresso do regime militar, foi José Sarney que nos governou por cinco anos.

Radicais como os que invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e a sede do STF no dia 8 são um estrato pequeno, embora perigoso, desse grupo. Para esse contingente, em especial, o bolsonarismo funciona como um resgate da valorização individual, capaz de tirar o indivíduo de atribuições do dia a dia e colocá-lo no centro de decisões históricas. "É como uma convocação para as Cruzadas medievais. Vamos reconquistar Jerusalém!", diz Dunker. "A crise identitária é curada por uma epopeia de salvação do Brasil."

Parece contraditório, mas Bolsonaro conseguiu convencer seus seguidores de que é um homem conservador, com bandeira pela defesa da religião, da família e da pátria, expondo os piores instintos, com declarações de preconceito racial, homofobia e misoginia.

Os ataques em Brasília, no entanto, podem ferir essa percepção e, por extensão, o próprio bolsonarismo. Ao explicitar violência, os terroristas provocaram uma desaprovação generalizada, bem diferente do que vinha sendo tratado até então como "manifestações pacíficas". As fotos do cavalo machucado pelos vândalos, dos vidros estilhaçados e das obras de arte aviltadas provocaram reações de outros bolsonaristas, que não querem ser vistos como baderneiros.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->