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Varejo

Artigo: A educação e comércio

No mundo globalizado e da conectividade, informação e conhecimento são recursos valiosos

Gasto em educação é investimento, investimento em capital humano -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Gasto em educação é investimento, investimento em capital humano - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
ALDO GONÇALVES
postado em 10/08/2023 06:00

A educação e o comércio possuem importante relação, especialmente quando se verifica como a educação formal e os processos cognitivos podem influenciar o sucesso dos negócios e serem determinantes para o desenvolvimento do empreendedorismo, em seus mais diversos conceitos e atributos. No mundo globalizado e da conectividade, informação e conhecimento são recursos valiosos. Nesses campos, o comércio varejista pode se beneficiar ao despender recursos em tecnologias para capacitar a força de trabalho. As inversões devem ter como fim o que se espera de melhoria para a atividade empresarial, como o aumento da produtividade; da eficiência no desempenho da função; do aprimoramento na relação de venda junto ao cliente; e na capacidade de adaptação da empresa e do seu corpo funcional às mudanças do mercado.

Gasto em educação é investimento, investimento em capital humano. Através da educação os indivíduos adquirem conhecimento, habilidades, valores e atitudes que os capacitam a se tornarem mais produtivos e responsáveis pela geração de riqueza. Sendo peça basilar para o crescimento pessoal e profissional, através da educação expande-se a produção da economia e uma nação pode projetar-se desenvolvida, por intermédio do melhor equilíbrio na repartição da sua riqueza.

Exemplos confirmam essas ideias. Empreendedores com formação sólida são mais capazes e preparados em lidar com desafios afeitos ao seu negócio no mercado competitivo e desafiador. Eles apresentam mais chances de sobrevivência e sucesso do que os outros, por força do seu desenvolvimento pessoal, graças à educação adquirida.

Na busca da maior eficiência produtiva para acompanhamento das mudanças tecnológicas do mundo e das alterações de humor dos consumidores, as empresas do comércio se inserem nesse cenário adequando-se às exigências mercadológicas sob o prisma da educação como fator que incorpora conhecimentos técnicos, de marketing, de gestão e de qualidade de atendimento, dentre outras habilidades táticas e estratégicas.

Se os investimentos em educação e capacitação trazem os efeitos esperados sobre as empresas, os benefícios ao comércio poderiam ser mais elevados se as instituições de ensino ofertassem cursos mais condizentes com as condições e a realidade do setor. O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) têm uma visão muito clara e objetiva da importância da educação e capacitação como diferenciais competitivos das empresas varejistas.

As transformações tecnológicas e a conectividade promovem verdadeira revolução, atualmente. Se há tempos atrás o diferencial das empresas comerciais destacava-se pelo porte e arquitetura das instalações físicas, o panorama já não é mesmo; agora ativos intangíveis decorrentes da aplicação da tecnologia, em harmonia com a educação junto a empresários, gestores e corpo funcional, fazem diferença, agregando valor através da maior produtividade e dos resultados.

Por fim, a educação constitui-se no vetor para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e eficiência na contribuição sobre o produto final da atividade econômica. Por sua vez, o comércio varejista ao investir na educação para melhorar gestão, processos, trabalhadores e conseguir proporcionar aos clientes a melhor experiência de consumo, essa interação possibilita ganhos de escala empresariais que impulsionam o crescimento econômico e servem para a maior ascensão social e qualidade de vida.

ALDO GONÇALVES, presidente do CDLRio e do SindilojasRio

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