Justiça

Moro compara Bolsonaro a Berlusconi: ‘Apenas uma promessa’

Para ex-ministro, ataques à Lava-Jato não surpreendem e são similares ao que ocorreu na Itália com a Operação Mãos Limpas

Ana Dubeux
Ana Maria Campos
Carlos Alexandre
postado em 06/09/2020 11:46 / atualizado em 06/09/2020 11:53
 (crédito: EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

Em meio a especulações sobre o fim da Lava-Jato após a saída do procurador Deltan Dallagnol, o ex-ministro Sergio Moro afirmou, em entrevista exclusiva ao Correio, que não se surpreende com os problemas que a força-tarefa vem enfrentando justamente durante um governo que foi eleito com a promessa de fortalecer as investigações e acabar com a corrupção: “É bem peculiar, mas não é incomum”.

Para Moro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aplica no Brasil estratégias parecidas às do ex-mandatário italiano Silvio Berlusconi. “Na Itália, o governo de Silvio Berlusconi foi eleito com essa bandeira e agiu contra a Operação Mãos Limpas. Berlusconi é, hoje, um dos políticos com a imagem mais associada a irregularidades”, lembrou.

Comparando as duas situações, o ex-ministro encontrou semelhanças: “Aqui o atual governo também foi eleito com a bandeira de defesa da Lava-Jato e do combate a alianças com políticos envolvidos em irregularidades”. Moro ainda arriscou um prognóstico sobre Bolsonaro: “Tudo indica que tenha sido apenas uma promessa de campanha”.

Segundo ele, o que acontece atualmente no Brasil é que “o sistema” político, assim como ocorreu com a Mãos Limpas na Itália, está pressionando as instituições “para tentar que tudo volte a ser como antes, tendo a impunidade como regra”, atestou. Moro ainda aproveitou para negar que tenha intenções políticas para 2022: “Mera especulação”. O ex-juiz afirmou que está focado no momento atual, inclusive, nas funções como professor.

Leia entrevista completa.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação