ELEIÇÕES

Maioria do TRE do Rio decide pela inelegibilidade de Crivella

Prefeito é acusado de utilizar estrutura de empresa pública para alavancar campanha do filho

Renato Souza
postado em 21/09/2020 19:20 / atualizado em 21/09/2020 20:38
 (crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil - 25/10/14)
(crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil - 25/10/14)

A maioria dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro votou, nesta segunda-feira (21), pela inelegibilidade do prefeito Marcelo Crivella. O julgamento foi interrompido por um pedido de vistas, ou seja, mais tempo para analisar o caso, e deve ser retomado na quarta-feira (23).
Candidato a reeleição, Crivella é acusado de usar a Comlurb - empresa que atua na coleta de lixo urbano - para promover a campanha do filho, Marcelo Hodge Crivella. Em um evento realizado na companhia, ele foi apresentado como pré-candidato a deputado.


O TRE-RJ julgou uma ação apresentada pelo Psol por abuso de poder econômico. Ainda cabe recurso da decisão, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo após o término do julgamento a nível estadual, Crivella poderá continuar fazendo campanha.


Ele só fica inelegível após o julgamento de todos os recursos. A denúncia afirma que carros oficiais foram usados para transportar funcionários da Comlurb para o evento durante o horário de expediente. O prefeito afirma que os fatos se referem a 2018, quando ele "sequer foi candidato" e que comissão parlamentar da câmara de vereadores, criada para avaliar o caso, não encontrou irregularidades.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação