Eleições 2020

Barroso diz que 'vírus' das 'notícias falsas' é capaz de comprometer democracia

Em pronunciamento um dia antes do início da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede disputa "limpa"

Sarah Teófilo
postado em 26/09/2020 23:03
 (crédito: Divulgação/TSE)
(crédito: Divulgação/TSE)

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou, em pronunciamento transmitido em cadeia nacional neste sábado (26/9), que o "vírus" das "notícias falsas" é capaz de comprometer a democracia. Um dia antes do início da campanha eleitoral, o ministro pediu uma "campanha com debate público de qualidade, franco e robusto". 

"Há um outro vírus que ronda as a eleições, capaz de comprometer não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões, não pode ser boa. Pense nisso. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você. (...) Se cuide, participe, jogue limpo", afirmou.

No pronunciamento, o ministro afirmou que a pandemia do novo coronavírus "impõe cuidados especiais na campanha". Ele orientou a população a evitar aglomerações, fazer a higienização correta das mãos, manter a distância mínima de um metro das outras pessoas e sempre usar máscara. No último 16 de setembro, ele já informou que pessoas sem máscara cobrindo boca e nariz não poderão entrar no local de votação

Hoje acabou o prazo para registro de candidaturas. Ao todo, até o momento, no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constam 517.786 nomes registrados, um recorde para o país. Estão aptos para votar no país 148 milhões de eleitores. "O Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Na democracia, somos todos livres e iguais. Ou, ao menos, devemos lutar para que seja assim. Não abra mão da sua chance de fazer diferença", ressaltou Barroso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação