RACHADINHA

STJ decide prosseguir com investigações que miram Flávio Bolsonaro

Com base na decisão do TJRJ de declarar incompetência da primeira instância em prosseguir com o processo, defesa do agora senador entrou com liminar pedindo invalidação das quebras de sigilos fiscais e bancários

Bruna Lima
postado em 30/09/2020 20:59 / atualizado em 30/09/2020 21:00
 (crédito: Yuotube/Flaviobolsonaro)
(crédito: Yuotube/Flaviobolsonaro)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou pedido de liminar do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos/RJ) e não irá anular os atos da investigação do suposto esquema de “rachadinha”, que mira no parlamentar.

Usando como base a decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) em declarar incompetência da primeira instância para julgar o caso, a defesa argumentou que as medidas tomadas pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio, seriam inválidas e, portanto, deveriam ser anuladas.

O pedido significava invalidar as quebras de sigilos bancários e fiscais que desencadearam boa parte da investigação, exigindo o recomeço das apurações. Na justificativa para indeferir a liminar, o ministro Félix Fischer alegou que a solicitação não tem caráter de urgência e que se confunde com a própria matéria do processo. No entanto, não descartou a análise, “após a devida instrução dos autos e oitiva do Ministério Público Federal.

Em maio, Fischer barrou outro pedido da defesa de Flávio Bolsonaro, visando paralisar as investigações sobre o suposto esquema. O político é investigado por organização criminosa, lavagem de dinheiro, suspeita de peculato enquanto era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação