SABATINA NO SENADO

Kassio Marques diz que existe pacificação social sobre direitos LGBT

Indicado ao Supremo, desembargador afirma que decisões da Corte sobre o tema devem ser transformadas em normas pelo Congresso

Renato Souza
postado em 21/10/2020 16:50 / atualizado em 21/10/2020 16:52
 (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)
(crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O desembargador Kassio Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta quarta-feira (21/10), que vê certa "pacificação social" com relação a direitos da população LGBT por conta de decisões da Corte. O magistrado passa por uma sabatina no Senado, requisito para ser confirmado no cargo.

A sabatina já dura mais de sete horas e, sobre muitos assuntos, o jurista preferiu não se manifestar, alegando que poderia sofrer processos disciplinares no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), onde está lotado atualmente, ou ser declarado suspeito em processos no Supremo, caso seja aprovado pelo parlamento.

O senador Fabiano Contarato perguntou ao magistrado o que ele acha sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, doação de sangue por gays e adoção de crianças por casais LGBT. “Minha opinião, como operador do Direito, é que esses limites foram atingidos, ou seja, há certa pacificação social no que diz respeito a isso. Agora, compete ao Congresso Nacional — e eu reconheço as dificuldades que vossa excelência mencionou — fazer a transformação dessa jurisprudência em norma”, afirmou Marques.

Lava-Jato

Ele também foi questionado sobre sua visão acerca da continuidade ou não da operação Lava-Jato. Sem citar a ação em si, ele afirmou que é comum que operações se iniciem quando os fatos pedem e sejam encerradas quando as diligências chegam ao fim. No entanto, declarou que enquanto houver crime, ações policiais estarão em andamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação