SUPREMO

Presidente do STF recebe novo ministro Kassio Marques

Corte precisa definir data da posse do magistrado, nomeado nesta quinta-feira (22/10) ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro após aprovação do Senado

Sarah Teófilo
postado em 22/10/2020 17:47 / atualizado em 22/10/2020 18:24
 (crédito:         Ramon Pereira/Ascom-TRF1                            )
(crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1 )

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, recebeu na tarde desta quinta-feira (22/10) uma visita de cortesia do futuro ministro Kassio Marques. A sua nomeação foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União (DOU) após sabatina e aprovação no Senado Federal na última quarta-feira (21). O Supremo precisa decidir a data da posse do magistrado, para que ele efetivamente assuma a cadeira deixada por Celso de Mello, que se aposentou na semana passada.

O futuro ministro passou na quarta-feira (21) por uma sabatina de quase dez horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Apesar de longa, passou longe de ser dura, tendo sido marcada por diversos elogios de senadores ao desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Após aprovação, por 22 votos a 5, ele foi confirmado pelo plenário do Senado por 57 votos a 10.

Nordeste

Marques, aos 48 anos, será o único ministro do Supremo com origem de um estado do Nordeste. Ele atuou 15 anos como advogado e 12 como juiz, e por conhecer bem a advocacia, teve amplo apoio de advogados e entidades representativas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação