Governo

MPF diz que Bolsonaro cometeu racismo em episódio do Guaraná Jesus

Ao avaliar o caso, procurador enviou ação ao chefe do Ministério Público, Augusto Aras, que pode provocar o Supremo Tribunal Federal para abertura de inquérito. Refrigerante típico do Maranhão tem coloração rosa

Renato Souza
postado em 13/11/2020 13:13 / atualizado em 13/11/2020 13:14
Brincadeira de mau-gosto de Bolsonaro, com base na cor do refrigerante, foi vista como racista e discriminatória sexualmente -  (crédito: Isac Nobrega)
Brincadeira de mau-gosto de Bolsonaro, com base na cor do refrigerante, foi vista como racista e discriminatória sexualmente - (crédito: Isac Nobrega)

O Procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, entendeu que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de racismo contra a população LGBTQI+ e contra o povo maranhense ao dizer que virou "boiola" ao tomar o Guaraná Jesus – um refrigerante cuja coloração é rosa. Ele analisou denúncia apresentada pelo PSol.

Na ação, o partido alega que Bolsonaro tem apresentado “de maneira reiterada e persistente uma postura abertamente homofóbica”. A sigla pede que o Ministério Público responsabilize o presidente pelo cometimento de crimes comuns e de responsabilidade.

As denúncias se referem ao episódio em que o presidente se questionou se havia virado "boiola" ao tomar a bebida típica do Maranhão.

“Agora virei boiola, igual maranhense, é isso?” “O guaraná cor-de-rosa do Maranhão, olha aí. Quem toma esse guaraná aqui vira maranhense, hein? Guaraná cor-de-rosa no Maranhão. Que boiolagem isso aqui,” disse o presidente, aos risos.

Para o procurador, “as condutas ali narradas configuram, ao menos em tese, o crime de racismo – tipificação na qual se enquadram as condutas homofóbicas e transfóbicas, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”. Vilhena destaca que o seu papel, a frente da PFDC se resume a avaliações extrajudiciais, e que cabe ao procurador-geral da República, Augusto Aras, provocar o Supremo para que o presidente responsa pelos seus atos. Ele encaminhou à representação ao procurador Aras.

Quanto ao eventual crime de responsabilidade, Vilhena destacou que qualquer cidadão pode denunciar o caso à Câmara e, se a acusação for aceita, o presidente passa a ser julgado pelo Senado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação