ELEIÇÕES

TSE: 55 candidatos presos por crimes eleitorais neste domingo (15/11)

Segundo o balanço do Tribunal, um total de 3.381 urnas foram substituídas em todo o país

Luiz Calcagno
postado em 15/11/2020 19:27 / atualizado em 15/11/2020 19:28
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O balanço mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que ocorreram 92 ocorrências variadas envolvendo candidatos no primeiro turno das eleições municipais. Desses, 55 foram presos, e outros 37, liberados. Mais cedo, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a maioria dos casos de prisão ocorrem por boca de urna ou propaganda ilegal.

Somando o número de candidatos presos, 31 foram boca de urna; 11, divulgação de propaganda; dois, transporte ilegal de eleitores; seis, corrupção eleitoral; e quatro, outros motivos.

Eleitores detidos

Em relação aos eleitores, o número de ocorrências cresceu para 612: 139 foram presos e 473, liberados. Ao todo, 77 eleitores foram detidos por boca de urna, oito por divulgação de propaganda, cinco por transporte ilegal de eleitores, cinco por fornecimento ilegal de alimento, 14 por corrupção eleitoral e 30 por outros motivos.

Além disso, o TSE precisou substituir um total de 3.381 urnas. Um balanço anterior do Ministério da Justiça soma o número de ocorrências de sábado (14/11) e deste domingo (15). Segundo o levantamento, no período, ocorreram 26 casos de ameaças contra candidatos, seis tentativas de homicídio e outros seis casos de lesão corporal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação