Eleições

Em Manaus, Avante elege 1º prefeito de capital da história do partido

Davi Almeida venceu de virada na capital do Amazonas; o partido ainda conquistou outras 81 prefeituras

Thays Martins
postado em 30/11/2020 15:44 / atualizado em 30/11/2020 15:49
 (crédito: Redes Sociais/ reprodução )
(crédito: Redes Sociais/ reprodução )

Neste domingo (29/11), o Avante conseguiu eleger, pela primeira vez, um prefeito de capital. Davi Almeida foi eleito para comandar de Manaus com 51,25% dos votos válidos.

Com 31 anos de história, o partido foi um dos que mais cresceram nessas eleições. Ao todo, foram 82 prefeituras conquistadas. Em 2016, tinham sido somente 12. Além da capital amazonense, o Avante também conquistou São Gonçalo, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro.

Davi Almeida também foi um dos 17 candidatos pelo país que ganhou de virada. No fim do primeiro turno, Amazonino Mendes (Podemos) tinha largado na frente com uma pequena vantagem. Os novos prefeitos de Cuiabá (MT) e Maceió (AL) também tinham ficado em segundo lugar no primeiro turno.

O novo prefeito de Manaus dedicou a vitória nas urnas à mãe, que morreu na véspera da eleição de covid-19.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação