Neste domingo (29/11), o Avante conseguiu eleger, pela primeira vez, um prefeito de capital. Davi Almeida foi eleito para comandar de Manaus com 51,25% dos votos válidos.
Com 31 anos de história, o partido foi um dos que mais cresceram nessas eleições. Ao todo, foram 82 prefeituras conquistadas. Em 2016, tinham sido somente 12. Além da capital amazonense, o Avante também conquistou São Gonçalo, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro.
Davi Almeida também foi um dos 17 candidatos pelo país que ganhou de virada. No fim do primeiro turno, Amazonino Mendes (Podemos) tinha largado na frente com uma pequena vantagem. Os novos prefeitos de Cuiabá (MT) e Maceió (AL) também tinham ficado em segundo lugar no primeiro turno.
O novo prefeito de Manaus dedicou a vitória nas urnas à mãe, que morreu na véspera da eleição de covid-19.
Saiba Mais
- Política Eleições municipais 2020: segundo turno confirma derrocada do PT em grandes cidades e capitais
- Política Eleições municipais marcam volta da política tradicional, mas não são fim do bolsonarismo, dizem analistas
- Política Análise das eleições municipais: a hora do centro e do pragmatismo
- Política Desde 2012, Brasil elegeu só uma mulher por eleição para comandar capitais
- Política PSDB segue na liderança, mas perde participação nas Eleições 2020
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.