TCU

Ana Arraes é eleita presidente do TCU, com Bruno Dantas de vice

Em votação realizada nesta quarta-feira (2/12), os ministros foram escolhidos por unanimidade, como ocorre historicamente. Posse será em 10 de dezembro, às 10h

Simone Kafruni
postado em 02/12/2020 15:24 / atualizado em 02/12/2020 15:25
 (crédito:  Agência Câmara)
(crédito: Agência Câmara)

A ministra Ana Arraes foi eleita presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro Bruno Dantas será o vice-presidente. A votação foi no início da sessão desta quarta-feira (2/12) e os eleitos foram escolhidos por unanimidade, como historicamente ocorre no TCU. A posse será em 10 de dezembro, às 10h.

A presidente eleita afirmou que o momento coroa sua história e a dignifica. “Agradeço a todos pelo apoio, confiança e companheirismo. Pela união de esforços, mesmo diante dos desafios enfrentados este ano e aqueles que ainda virão. Neste século, serei a primeira mulher a presidir esta Casa. Sinto-me honrada em elevar a participação feminina. Pretendo inspirar outras mulheres, assim como fez Élvia Lordello Castello Branco (1987-1995), que foi a primeira mulher a ocupar o cargo.”

Na sua gestão, a ministra Arraes afirmou que sedimentar toda a experiência do TCU, no caminho de aprimoramento das instituições, de sua estrutura e em suas respostas às demandas da sociedade brasileira. “O objetivo maior é e sempre será o bem do povo. Por meio do controle externo, aperfeiçoar as políticas públicas, tanto pelo diálogo quanto pela via fiscalizatória, que visam reduzir desigualdades e o desenvolvimento”, disse.

A ministra lembrou que o país é carente de equidade e Justiça e, por isso, tem pressa; e conta com a contribuição da Corte de conta . “Atualmente, a comissão de transição por mim designada segue trabalhando na continuidade administrativa e nos ajustes que consideramos necessários para cumprir os compromissos”, conclui, antes de agradecer a todos os ministros e ao corpo técnico do TCU.

O ministro Bruno Dantas, eleito vice-presidente, apenas agradeceu. “Gratidão aos colegas. Fico 100% à disposição da presidente eleita”, afirmou. Dantas assumirá, também, a Corregedoria do órgão. O mandato de ambos é de um ano, com possibilidade de recondução por igual período.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação