SAÚDE

Internado com covid, Maguito Vilela tem sangramento pulmonar

Quadro do prefeito eleito de Goiânia agravou-se após sangramento nos pulmões. De acordo com boletim médico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele foi submetido a uma videotoracoscopia para controle de hemorragia

Renato Souza
postado em 12/12/2020 07:00
 (crédito:  reprodução/Tweeter)
(crédito: reprodução/Tweeter)

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), de 71 anos, apresentou piora no estado de saúde, ontem. Ele está internado em razão da infecção por covid-19 e teve sangramento pulmonar, de acordo com boletim médico. O político recebe atendimento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 27 de outubro. “Na madrugada de 11/12, foi submetido a uma videotoracoscopia para controle de hemorragia pulmonar. O procedimento foi bem-sucedido. Apresentou instabilidade hemodinâmica com controle no momento. Segue traqueostomizado, porém, com necessidade de sedação mais profunda para possibilitar a adequada ventilação”, diz boletim médico divulgado ontem à noite.

Antes da piora, Maguito já estava respirando com o auxílio de ventilação mecânica e realizava diálise para garantir o funcionamento dos rins. O presidente do MDB em Goiás e filho de Maguito, Daniel Vilela, chegou a dizer que o pai foi informado de que havia ganhado a eleição. O prefeito eleito retomou a consciência em alguns momentos, quando a sedação foi reduzida. “Eu conversei com ele sobre isso, relatei os últimos acontecimentos da eleição, da vitória dele. Ele deu um sorriso, fez um gesto afirmativo. Então, ontem (quarta-feira), ele demonstrou uma plena consciência em relação à eleição e ao fato de ser o prefeito eleito”, relatou.

O político já testou negativo para a doença, mas tem seu estado de saúde agravado por sequelas deixadas pela infecção. O período de internação compreendeu a realização do primeiro e do segundo turnos das eleições, além de parte da campanha.

Histórico

Maguito foi diagnosticado com covid em 20 de outubro. Dois dias depois, deu entrada no Hospital Órion, em Goiânia. Em 27 de outubro, foi transferido para o Albert Einstein, por decisão da família, e internado na UTI, com 75% dos pulmões comprometidos. Três dias depois, precisou ser intubado. Após responder bem ao tratamento, chegou a ser extubado, em 8 de novembro, mas teve de voltar ao auxílio mecânico uma semana depois.

O político perdeu duas irmãs para o novo coronavírus, num intervalo de nove dias, em Jataí (GO). Em 19 de agosto, Nelma Vilela Veloso, 76, tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravam o quadro. Em 28 de agosto, Nelita Vilela, 82, morreu devido às complicações da covid-19. Ela não tinha doença pré-existente, apesar de fazer parte do grupo de risco, por causa da idade. As duas não moravam na mesma casa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação