Rachadinhas

Cármen Lúcia dá 24h para GSI e Abin explicarem ajuda à defesa de Flávio

Relatórios teriam orientado defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso das 'rachadinhas', de desvio de salário na Assembleia Legislativa do Rio

Sarah Teófilo
postado em 14/12/2020 20:45 / atualizado em 14/12/2020 20:53
 (crédito: Beto Barata/Agencia Senado)
(crédito: Beto Barata/Agencia Senado)

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia deu um prazo de 24 horas para que o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, prestem informações para apuração de supostos relatórios da Abin que teriam orientado a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das ‘rachadinhas’.

A ministra apontou que o suposto quadro é grave. “Este Supremo Tribunal Federal afirmou, expressamente, na decisão da medida cautelar, a ilegitimidade de uso da máquina ou de órgãos estatais para atender interesses particulares de qualquer pessoa”, escreveu. Flávio Bolsonaro é acusado de chefiar um esquema de 'rachadinhas' na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na época em que ele era deputado estadual.

A resposta de Cármen Lúcia é no âmbito de uma petição protocolada no último dia 12 pelo partido Rede Sustentabilidade. A legenda alega descumprimento por ambos os órgãos de uma decisão do Supremo que estabeleceu que “os órgãos componentes do Sistema Brasileiro de Inteligência somente podem fornecer dados e conhecimentos específicos à Abin quando comprovado o interesse público da medida, afastada qualquer possibilidade desses dados atenderem interesses pessoais ou privados”.

Os relatórios, que eram contra servidores da Receita Federal, foram revelados pela revista Época, e teriam sido produzidos para ajudar a viabilizar a anulação das investigações contra o senador. Na última sexta-feira (11), o Correio mostrou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) já possuía uma notícia de fato instaurado para investigar a questão.

A procuradoria depois informou que o caso seria apurado no âmbito do inquérito aberto em novembro para investigar suposta mobilização das estruturas do governo para ajudar Flávio no caso das 'rachadinhas'.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação