Disputa pela Câmara

Ex-aliado de Maia, Marcos Pereira vai apoiar Arthur Lira

Líder do Republicanos chegou a ser cotado como candidato para a disputa pela presidência da Câmara, mas rompeu com Rodrigo Maia depois de indefinição

Wesley Oliveira
postado em 16/12/2020 17:50 / atualizado em 16/12/2020 17:50
 (crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
(crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O líder do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), confirmou nesta quarta-feira (16/12) que irá apoiar Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara. Pereira era aliado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas acabou rompendo com o democrata na última semana.

De acordo com o parlamentar, a decisão em apoiar Lira foi tomada de “comum acordo” com os 31 parlamentares do Republicanos. Ao abandonar o grupo de Rodrigo Maia, Marcos Pereira afirmou que “não entraria em "jogo jogado" e que o atual presidente da Câmara tinha um veto velado à sua candidatura”.

Pereira é o atual vice-presidente da Câmara e também o presidente nacional do seu partido, ao qual estão filiados dois filhos do presidente Jair Bolsonaro: o senador Flávio e o vereador Carlos. A candidatura de Arthur Lira, que agora terá o apoio do Republicanos, é apontada como preferida do Palácio Planalto. A eleição para a mesa diretora da Câmara acontece no dia 1º de fevereiro.

Único candidato

Até o momento, Arthur Lira é o único na disputa com candidatura lançada ao lado de lideranças do PSD, Pros, Avante, Patriota, PL, SD e PSC. Enquanto isso, Rodrigo Maia tenta organizar um bloco independente com partidos do centro e da oposição. Por enquanto já confirmaram estar no bloco os partidos DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação