Pandemia

Maia quer comissão para debater falência da saúde em Manaus

O parlamentar afirmou que encaminhará ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um pedido para criação da comissão, que também trataria da vacinação no país

Luiz Calcagno
postado em 15/01/2021 17:22 / atualizado em 15/01/2021 17:25
 (crédito: Sérgio Lima/AFP)
(crédito: Sérgio Lima/AFP)

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai encaminhar ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), um pedido para convocar uma comissão de parlamentares para debater a falência do sistema público de saúde em Manaus (AM), devido ao coronavírus. Sem oxigênio para a manutenção da vida de doentes e sem apoio consistente do governo federal, a capital amazonense precisou da ajuda de outros estados e da Venezuela, e está mandando pacientes, inclusive bebês recém nascidos, para outras unidades da Federação, para que possam ser adequadamente atendidos.

Maia fez a declaração por meio das redes sociais. “Vou encaminhar agora à tarde ao presidente do Congresso, @davialcolumbre, um pedido de convocação da Comissão Representativa para que possamos discutir a tragédia que está acontecendo em Manaus, e também todo o processo que envolve a vacinação no país”, afirmou. “É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir”, completou, na postagem seguinte.

Maia já havia se manifestado sobre a tragédia em Manaus outras duas vezes. Uma delas criticando diretamente o governo federal. “O deputado @DelegadoPablo_ entrou com um pedido de intervenção federal. O parlamento deveria estar funcionando para discutir a crise no Estado do Amazonas e a questão da vacina”, posicionou-se na noite de ontem. “A falta de oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com estados e municípios são resultado da agenda negacionista que muitas lideranças promovem”, alfinetou, pouco antes.

“Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental — como defendi em dezembro com outros parlamentares — que o Congresso retome suas atividades na semana que vem”, disse Maia. Apesar do posicionamento, o parlamentar recebeu críticas nas postagens, mesmo de oposicionistas do presidente da República, que reclamam que as ações do presidente da Câmara foram insuficientes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação