ELEIÇÃO

PT decide apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara

Partido se reúne agora com PSB, PDT PCdoB e Rede para oficializar apoio ao nome que representa o bloco do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-rj)

A maioria da bancada do PT na Câmara dos Deputados votou pelo apoio da legenda à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa. Foram 27 votos favoráveis e 23 votos contrários. Havia internamente, muita discussão, com alguns parlamentares favoráveis a uma candidatura própria, o que enfraqueceria o nome de Baleia Rossi na disputa contra o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro.

As legendas de esquerda se uniram ao bloco do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) com o discurso da importância de se ter uma Câmara independente, o que, na avaliação deles, não seria possível com Lira. No total, 11 partidos passaram a integrar o bloco no ano passado. Entretanto, as legendas estavam decidindo sobre o apoio ou não ao nome de Baleia, decidido por Maia após ampla articulação.

Agora, o PT se reúne com PCdoB, PSB, PDT e Rede para oficializar o apoio a Baleia, como já divulgado pelo Correio. Na quarta-feira (6/1), Baleia deve lançar candidatura ao lado dos líderes partidários que irão apoiá-lo, e em seguida deve iniciar viagens aos estados para buscar apoio junto com os governadores. O primeiro destino deve ser o Ceará, onde irá se encontrar com o governador Camilo Santana (PT).

A decisão do PT, maior bancada na Câmara, era de suma importância para a candidatura de Baleia Rossi. O voto para presidente, no entanto, é secreto, o que pode ocasionar em descumprimentos da orientação partidária não só do PT, como das outras legendas. 

Saiba Mais