LEGISLATIVO

Câmara elege Mesa Diretora com aliados de Lira nos principais cargos

Escolhas foram definidas após dois dias de negociações, mas falta ainda definir ocupante da 2ª secretaria. Disputa, em segundo turno, está entre os petistas Marília Arraes (PE), que se apresentou como candidata avulsa, e João Daniel (SE)

Luiz Calcagno
postado em 03/02/2021 13:34 / atualizado em 03/02/2021 13:36
 (crédito: Camara de vereadores/divulgação)
(crédito: Camara de vereadores/divulgação)

Depois de mais de 10 idas e vindas de negociações e muita briga, a Câmara elegeu os membros da Mesa Diretora da Casa. A votação ocorreu no fim da manhã e no início da tarde desta quarta-feira (3/2), dois dias após o pleito que elegeu o governista Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa. Tradicionalmente, os cargos da Mesa são nomeados logo após o novo presidente tomar posse. Mas, em seu primeiro ato, Lira invalidou a eleição para os cargos e adiou a votação, inicialmente para terça-feira (2).

No primeiro ato, Lira também rompeu com o acordo feito no colégio de líderes no mesmo dia, e dissolveu o bloco do adversário, Baleia Rossi (MDB-SP). A medida atingiu até mesmo aliados do novo presidente, que, embora compusessem o bloco adversário, o apoiaram e votaram nele. Ao todo, o presidente eleito desagradou 10 partidos e cerca de 200 deputados, e foi necessário um rearranjo para garantir que, após a solenidade do início dos trabalhos, marcado para a tarde desta quarta-feira, a pauta pudesse caminhar.

Para ter tempo de fazer os acordos, Lira decidiu adiar para hoje as eleições, primeiro pleito do bloco adversário, e, na sequência, reconheceu o bloco de Baleia e distribuiu os cargos da Mesa Diretora entre os partidos novamente. Ainda assim, o novo presidente manteve poder sobre os três principais postos: a 1ª vice-presidência ficou com Marcelo Ramos (PL-AM); a 2a vice-presidência, com André de Paula (PSD-PE), candidato do partido; e na 1ª secretaria, o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PSL-PE).

Bivar era o 2º vice-presidente no biênio 2019-2021, mas, dentro da legislatura, não há reeleição para os membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo. Confira os deputados eleitos:

1ª vice-presidência

Marcelo Ramos (PL-AM), com 396 votos

2ª vice-presidência

André de Paula (PSD-PE), 270 votos

1ª secretaria

Luciano Bivar (PSL-PE), com 298 votos

2ª secretaria

Marília Arraes (PT-PE), candidata avulsa, com 172 votos
Joaõ Daniel (PT-SE), com 166 votos
(vão para o segundo turno)

3ª secretaria

Rose Modesto (PSDB-MS), com 398 votos

4ª secretaria

Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), com 418 votos

Suplentes do partido

Eduardo Bismarck (PDT-CE), com 358 votos
Gilberto Nascimento (PSC-SP), com 354 votos
Alexandre Leite (DEM-SP), com 313 votos
Cássio Andrade (PSB-PA), com 202 votos

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação