LIDERANÇA PARTIDÁRIA

Doria pede afastamento de Aécio Neves, que rebate: "PSDB não tem dono"

Em nota, o líder da legenda na Câmara, Rodrigo Castro (MG), diz que expulsão de Aécio não é "sequer cogitada". A troca de farpas entre os dois tucanos vem desde 2019

Edis Henrique Peres*
postado em 09/02/2021 21:02 / atualizado em 09/02/2021 21:07
 (crédito: Governo do estado de Sao Paulo)
(crédito: Governo do estado de Sao Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu o afastamento do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) da legenda tucana durante reunião com correligionários e líderes da sigla na noite de segunda-feira (9/2) no Palácio dos Bandeirantes. Aécio rebateu a postura do governador e disse que se tratava de um “destempero”, e de uma “fracassada tentativa de se apropriar do partido”.

“É lamentável que o governador de São Paulo demonstre tamanho desconhecimento em relação à realidade do seu próprio partido”, disse Aécio e acrescentou: “PSDB tem longa tradição democrática, construída antes de sua chegada ao partido, e que não será sufocada por arroubos autoritários de quem quer que seja”, declarou Aécio Neves.

O embate aconteceu porque Doria atribui ao deputado federal um movimento que teria levado a uma série de traições na bancada do PSDB na eleição à Câmara dos Deputados, no dia 1° de fevereiro, quando o partido apoiava formalmente o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), que recebeu 145 votos, mas foi derrotado por Arthur Lira (PP-AL), que obteve 302 votos.

Doria disse que o PSDB é um partido que se posiciona com clareza a favor da vida, em defesa da democracia, dos direitos, da liberdade, da saúde e do meio ambiente. “E deputados e senadores ou quem quer seja filiado ao PSDB defendendo o oposto, isso não é partido”, defendeu Doria.

O governador disse para as pessoas que tivessem um pensamento distinto, que tivessem dignidade e coragem para sair. Contudo, em nota à imprensa, o líder do PSDB na Câmara, Rodrigo Castro (MG), disse que a saída de Aécio não é “sequer cogitada”.

“Como filiado ao PSDB de longa data e, agora, como líder, acompanho a trajetória do deputado Aécio Neves, que tem o meu respeito, experiência valiosa e contribuições importantes à bancada. Seu afastamento do PSDB já foi objeto de deliberação da Executiva Nacional e, assim, essa discussão não é sequer cogitada no âmbito da bancada federal”, informou. 

Estratégia eleitoral

Aécio atacou João Doria e declarou que se por estratégia eleitoral ele quisesse vestir “o novo figurino de oposicionista para tentar apagar a lembrança de que se apropriou do nome de Bolsonaro para vencer as eleições em São Paulo, com o inesquecível Bolsodoria, que o faça, sem utilizar indevidamente e de forma oportunista outros membros do partido”.

A discussão de Aécio e Doria vem de longa data. Alguns especulam que a suposta ação de Aécio a favor de Arthur Lira se tratou de uma retaliação a Doria depois que ele tentou, em agosto de 2019, tirar Aécio do partido. O PSDB rejeitou o pedido de expulsão do mineiro, na época, mas Doria chegou a afirmar que iria “até o fim” para expulsar o colega do partido.

*Estagiário sob a supervisão de Simone Kafruni

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação