Congresso

Presidente do Senado cobra auxílio emergencial e plano de vacinação

Na mesma linha do presidente da Câmara, o senador Rodrigo Pacheco pediu ao governo que mande um projeto para restabelecer o auxílio emergencial com celeridade e desatrelado da pauta econômica

Luiz Calcagno
postado em 11/02/2021 18:33
 (crédito: Marcos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcos Vieira/CB/D.A Press)

Depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cobrar do ministro da Economia, Paulo Guedes, celeridade em um projeto de auxílio emergencial, foi a vez do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) abordar o tema. Pacheco destacou que o projeto deve vir do governo com celeridade e desatrelado de outros projetos fiscais. Também descartou a possibilidade de criação de um imposto para lidar com o problema, e afirmou que conversou com Guedes por telefone na manhã desta quinta-feira (11/2), em busca de uma agenda, justamente, para debater o socorro.

Segundo Pacheco, tanto o auxílio quanto as propostas de emenda à Constituição de cunho econômico são importantes, embora pertençam a realidades diferentes. “As PECs estabelecem um protocolo fiscal, uma sinalização de responsabilidade fiscal no Brasil. É uma prioridade do senado e deve ser da Câmara. Essa é uma realidade e não vamos fugir dela. A outra realidade, realmente aflitiva, é o anseio das pessoas que estão vulnerabilizadas e extremamente necessitadas, de ter o socorro do estado. É uma sensibilidade que não tem só o senado e a Câmara. O governo também demonstrou ter”, ponderou.

A intenção do parlamentar é reunir representantes da equipe econômica e do Senado para discutirem “um caminho técnico, com fundamentos econômicos”, para estabelecer o socorro aos mais carentes durante a pandemia de coronavírus. Os trabalhos, segundo Pacheco, poderiam ocorrer mesmo durante o carnaval.

Esse teria sido o tema da conversa por telefone com Guedes. “O que resta saber é qual o formato que se pode ter e esse é um papel que podemos cumprir. Hoje pela manhã recebi um telefonema do ministro Paulo Guedes, buscando uma agenda, e pretendemos fazê-la o mais rápido o possível, depois dessa sessão do Senado, para que a gente possa colocar as equipes reunidas, ainda que seja necessário avançar pelo feriado do carnaval”, destacou.

Para o demista, trata-se de uma exigência“da Câmara, do Senado, mas, fundamentalmente, uma exigência dos que precisam ser atendidos pelo Estado”. Questionado sobre as chances de o governo, como em março de 2020, jogar o ônus de decidir sobre o auxílio ao Congresso, Pacheco disse desconsiderar a possibilidade. “Eu prefiro considerar a hipótese que estabeleceremos um consenso com o governo federal com equipe econômica, para estabelecer um auxílio que seja matemática e economicamente possível para socorrer essas pessoas. Um dia depois, em uma eventualidade de não haver esse entendimento pelo governo federal, vamos avaliar em um momento oportuno”, destacou.

A respeito da criação de um imposto, o senador afirmou que não haveria sequer tempo viável para o debate, devido à urgência do auxílio. O tema, por sua vez, também não deveria ser discutido fora da reforma tributária. “O que se deve tratar sobre aspecto tributário é no âmbito da reforma tributária. Criação, extinção, novo formato, seja de tributo, alíquota ou base de cálculo, isso tem que ser discutido na reforma tributária. o que precisamos para já é do auxílio emergencial ou programa análogo que possa socorrer as pessoas independente da criação de novos tributos”, avisou.

Pazuello no Senado

Pacheco também comentou a ida do ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello ao Senado, para prestar esclarecimentos sobre o combate ao coronavírus. Ele não descartou a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, mas disse que os parlamentares veriam a pertinência ou não da criação de um colegiado após ouvir o militar bolsonarista.

“As explicações do ministro são importantes para esclarecer ao Senado e à população que são pontos de dúvida. Obviamente, há requerimento de CPI feito no Senado. Esse momento de recebermos um ministro de Estado, em um convite feito pelo Senado, é um ambiente para elucidar, esclarecer, tirar dúvidas do passado, buscar soluções para o futuro. Vai ser uma audiência muito positiva. E a questão da CPI, logo após audiência no Senado, veremos se tem pertinência ou não”, disse.

Questionado sobre o inquérito que investiga a conduta do ministro com relação ao colapso do sistema de saúde de Manaus (AM), que o Ministério da Saúde foi informado do risco, mas não agiu para evitá-lo, Pacheco afirmou que é uma situação independente da audiência. “O fato de haver um inquérito, é uma situação diferente, independente, e é próprio para apuração do fato no ambiente da polícia judiciária e Ministério Público. Aqui é ambiente técnico e político de avaliação e esclarecimento”, justificou.

Pacheco também cobrou a vacinação. “A sociedade espera um esclarecimento sobre tudo que aconteceu até aqui no enfrentamento da pandemia, e, fundamentalmente, qual é o prognóstico, o cronograma que se tem, que é uma dúvida que quero também esclarecer, o que podemos esperar de prognóstico do ministro da da Saúde em termo de imunização da população. Em quanto tempo, quantas pessoas serão alcançadas, qual é o plano do ministro em relação a esse tema? É fundamental que haja vacina o mais rápido o possível. É o que mais a sociedade espera, o Senado exige, e vamos buscar essa solução em um ambiente de diálogo, de respeito recíproco, mas com eficiência na solução do problema”, avisou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação