Covid-19

Doria diz que país vive cenário de tragédia com presidente negacionista

Governador de São Paulo criticou a condução da pandemia de covid-19 pelo presidente da República, que mais uma vez reclamou da imprensa brasileira

Sarah Teófilo
Maria Eduarda Cardim
postado em 03/03/2021 14:54 / atualizado em 03/03/2021 14:55
 (crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
(crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a criticar nesta quarta-feira (3/3) a condução da pandemia de covid-19 ´pelo presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista coletiva, ao anunciar o fechamento de serviços não essenciais por 14 dias, Doria afirmou que o país vive um cenário de tragédia pelo negacionismo do mandatário.

“Uma tragédia para o Brasil diante de uma pandemia ter um presidente da República que é negacionista, que despreza a vida, que ofende a existência. Triste Brasil que tem que suportar alguém com esse comportamento. Estamos hoje à beira de um colapso na Saúde. As medidas são urgentes, coletivas e exigem, também, a sensibilidade daqueles que preferiram praticar o negacionismo, fazer aglomerações, não usar máscara”, afirmou.

Nesse sentido, Doria disse que o problema não é só do governo, mas também da população, que “nega a existência e se expõe desnecessariamente ao risco de perder a vida e estimulando que outras pessoas possam perder as suas vidas também”. “Não é razoável que parte da população não queira usar máscara, que queira fazer aglomeração, beber, festejar, quando o momento é de consternação, oração, tristeza. Essa é a realidade do Brasil, é a realidade da tristeza, não é a realidade da alegria”, afirmou.

Na manhã desta quarta-feira, Bolsonaro voltou a criticar a imprensa a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada. O presidente afirmou que para a mídia, o vírus é ele próprio. Sobre isso, Doria afirmou que os problemas da pandemia não são culpa da imprensa. “Como não é culpa também dos governadores, não é culpa dos seus opositores, presidente Jair Bolsonaro. A culpa é sua, por ser além de incompetente, negacionista”, disse Doria.

O governador de SP ainda chamou Bolsonaro de “pária no Brasil e no mundo. “Tenha humildade de reconhecer as suas falhas e os seus erros. Muitos dos brasileiros que estão enterrados nesse momento estão enterrados porque o senhor não teve capacidade de fazer aquilo que deveria fazer, liderar o Brasil contra a pandemia, defender a vida e a saúde dos brasileiros”, continuou Doria.

Recordes negativos

O tucano frisou que o Brasil atingiu na última terça-feira (2) o maior número de óbitos por covid-19 durante a pandemia. “Esta é a triste realidade de um país comandado por um negacionista, de um país que não tem Ministério da Saúde; de um país que não tem coordenação para um programa de saúde pública na pior crise de saúde dos últimos 100 anos”, afirmou. E disse ficar angustiado por ver tantas vidas perdidas.

Ainda sobre as ações do governo federal, o governador lembrou que o país poderia ter vacina contra covid-19 desde novembro, com diversas opções de imunizantes. “O retardamento ao processo de vacinação no Brasil se deveu à negligência, inoperância e ao negacionismo. Um governo doente e, também, contaminando a economia”, disse, chamando de “uma vergonha” o Produto Interno Bruto (PIB), que caiu 4,1%, como divulgado nesta quarta-feira. “Um fiasco completo. Vamos mal na saúde, vamos mal na economia, vamos mal no meio ambiente, vamos mal na educação, na proteção social”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação