PANDEMIA

Fux tenta reduzir cortes no orçamento do Judiciário pela PEC Emergencial

Proposta de emenda que tramita no Legislativo prevê regras fiscais e cortes para evitar endividamento

Renato Souza
postado em 03/03/2021 16:45 / atualizado em 03/03/2021 16:45
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, tenta reduzir o impacto no Judiciário da Proposta de Emenda à Constituição que deve ser aprovada no Congresso para definir gastos emergenciais em razão da pandemia de covid-19. O ministro pretende que os cortes sejam proporcionais ao que cada Poder receber do Orçamento da União.

Com o Judiciário recebe menos recursos, sofria cortes menores. Em discurso na abertura da sessão desta quarta-feira (3/3), o magistrado disse que está em diálogo com o Legislativo. "Não queremos nenhum privilégio, apenas nós precisamos de fontes de custeio para pagar nossas despesas. E somos solidários com o Brasil e o governo nessa tarefa do equilíbrio fiscal da Nação", disse o ministro.

Fux completou 10 anos de presença na Corte e recebeu os cumprimentos dos demais ministros. “Nós também lutamos pelo equilíbrio fiscal, lutamos por todas as medidas adotadas pelo país para a manutenção do seu equilíbrio econômico-financeiro e posterior desenvolvimento econômico”, completou o magistrado.

Se aprovada, a PEC emergencial cria normas para evitar o endividamento, como a inclusão do auxílio emergencial nas despesas que não contam para limites fiscais, como a regra de ouro. Se a União ou os estados tiverem despesas que ultrapassam mais de 95% da despesa primária total ficam impedidos de gerar mais custos, como realizar concurso público ou dar aumento para servidores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação